A Associação Profissional de Dança do Estado de Santa Catarina
em resposta ao ofício 241/2013 – da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina,
conforme Lei n° 14.367 de 25 de janeiro de 2008, em seu artigo 8° ,
inciso III, Parágrafos 1° e 2° -
que solicita a indicação de um representante para compor o
Conselho Estadual de Cultura Biênio 2013/2014, apresentou o nome de
Deivison Garcia para compor este referido Conselho.
A votação foi aberta através do Fórum SC de Dança (virtual), onde se apresentaram como candidatos :
MAYCON SANTOS:
Empreendedor e produtor Cultural, diretor do Studio de Dança Dois Pra Lá Dois Pra Cá, professor de dança de salão com 10 anos de atuação. Como defensor e militante dos movimentos sociais, no ano de 2007 participei da fundação e fui eleito presidente da AJODS, Associação Joinvilense de Dança de Salão, onde atuei durante 2 mandatos e colaborei para a criação e desenvolvimento do Ritmos a Dois, que é um concurso de dança de salão em nível nacional que acontece paralelo ao Festival de Dança de Joinville.
Ciente da necessidade de organização da classe da dança nas suas mais diversas manifestações na cidade de Joinville, participei na criação da Associação de Dança de Joinville, e posteriormente, em 2009, também fiz parte do grupo criador da Anacã – Associação dos Grupos de Dança de Joinville, para melhor representar os interesses da classe.
Desde então, ora como presidente da Ajods, ora como presidente da Anacã, venho trabalhando para a união da classe, pelo crescimento e desenvolvimento da dança em Joinville e região.
Em 2010, através da parceria entre Studio de Dança Dois Pra Lá Dois Pra Cá, Tango Studio e Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, realizamos o primeiro e até o momento, único no mundo, Curso de Qualificação Profissional em Tango Dança, registrado na Secretaria de Educação/COMED.
Desde 2008 participo de todas pré conferencias e conferencias, municipais e estaduais de cultura. Atualmente estou no segundo mandato como conselheiro representante do setor da dança no CMPCJ – Conselho Municipal de Política Cultural de Joinville e também estou como conselheiro indicado pelo CMPCJ, do conselho administrativo do Instituto Festival de Dança de Joinville. Nestes dois mandatos participei de importantes conquistas para o setor cultural de Joinville, e a maior de todas foi na construção e aprovação do Plano Municipal de Política Cultural de Joinville. Neste exato momento estou participando do grupo de trabalho que está realizando a revisão do SIMDEC – Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura.
Munido do conhecimento adquiro durante 5 anos de atuação no CMPCJ, consciente e de comum acordo com o que a Lisa ressaltou, quanto ao “momento do Conselho é bastante delicado, pois estamos no meio do processo de discussão do Plano Estadual de Cultura / FunCultural / Conferência Estadual e Nacional de Cultura / Editais”,
DEIVISON GARCIA:
Meu envolvimento na dança catarinense iniciou há 16 anos e desde então tive a oportunidade de estar inserido em diversos projetos, principalmente em Florianópolis e Joinville, minha cidade natal e onde moro atualmente.****
Acabo de retornar de uma experiência acadêmica ligada a dança, durante 2 anos, vivi e estudei em Lisboa onde cursei e estou finalizando o mestrado em dança e performance artística pela Universidade Técnica de Lisboa, lá tive a oportunidade de presenciar e me aproximar de outros modelos de financiamento da cultura, legislação e participação social.**** Já fui bailarino e atualmente atuo como professor e coreógrafo de dança contemporânea, produtor cultural e pesquisador e tenho formação é em educação física pela UDESC, e foi nesta instituição que aperfeiçoei minha prática e adquiri experiências ligadas a participação em órgãos colegiados, pois estive envolvido constantemente no Movimento Estudantil da Instituição. ****
No momento estou atrelado e envolvido em causas que levam em conta a descentralização de bens e serviços ligados a cultura, principalmente na cidade de Joinville e Araquari, e em fevereiro deste ano, com colaboração da Bia Mattar, iniciei os contatos e estudos necessários para a criação do Sindicato da Dança de Santa Catarina, esta demanda foi apresentada pelos próprios forenses no Grupo Fórum Dança de Santa Catarina na rede social / Facebook, e brevemente lançaremos pautas de discussão que tem como objetivo ouvir a classe e especificar as reais funções e responsabilidade do Sindicato.****
Em relação ao momento vivido atualmente, que prolonga-se por no mínimo há
3 gestões da esfera estadual, concordo que estamos em uma fase delicada, sem falar no desrespeito e no descumprimento de diretrizes que já deveriam ter sido adotadas pela SOL(que já é um erro)/Fundação Catarinense de Cultura. Os problemas enfrentados no Edital Elisabete Anderle, a não transparência do FUNCULTURAL, a não observância da especificidade da arte pelo Tribunal de Contas que não permite a remuneração de proponentes em editais, atrelados a ausência de engajamento e interesse do governo para com a classe, são apenas alguns dos pontos críticos que deveremos tratar neste próximo biênio.**** Sendo assim firmo o compromisso de atuar como conselheiro, representando a APRODANÇA e a Classe da Dança no Conselho Estadual de Cultura, pois neste espaço poderei atuar, de forma critica, democrática e colegiada para que os interesses de nossa classe sejam protegidos e que novos espaços sejam conquistados. **** Possuo experiência na militância atrelada a movimentos sociais e sinto-me preparado para assumir este desafio, informando e consultando nossa classe, em todos os momentos, sobre os temas tratados no conselho. Temos mais profissionais interessados nesta representação, isso é louvável, e demonstra que estamos organizados e envolvidos.
obtivemos uma adesão expressiva de votantes e apresentamos os resultados:
Maycon Santos – 29 votos
Deivison Garcia - 35 votos
Agradecemos a participação de todos e desejamos sucesso e sabedoria
ao nosso mais novo representante na cadeira da Dança no Conselho Estadual de Cultura
onde haverão discussões importantes sobre Plano Estadual de Cultura ,
Conferência Estadual e Nacional de Cultura,
FunCultural e Edital Elisabete Anderle.
O envolvimento da Classe e a união em ações
para o fortalecimento do setor cultural se faz necessário ,
estamos num momento de crise em relação ao Governo Estadual e
precisamos estar juntos.
Aprodança
Lisa Jaworski
Gestão 2011/2013