terça-feira, 19 de agosto de 2014

O Estado todo apoia o Movimento para a Implantação do Curso de Graduação em Dança na UDESC

Gaspar, Cultura Gaspar , Associação Amigos Da Dança de Gaspar e os professores de dança Marco Aurelio Cruz Souza, Giovana Hostert, Franciele Lenzi, Tati Salomão, Marcelo Siqueira, Luisa Soares, Tha Tiago, Moema Beduschi, Patrícia P. Thomazelli, Patrícia Schneider apoiam esta causa, querem muito uma faculdade de Dança em Nosso estado para que os alunos possam continuar seus estudos.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Movimento de Apoio a Implantação do Curso de Graduação em Dança na UDESC - Florianópolis e Joinville

Dança Catarina, em São Ludgero... Coreógrafos e bailarinos, apoiando a graduação em dança na UDESC JÁ! 

                               A APRODANÇA está apoiando esta campanha!!! Dança Catarina!
ESTRATÉGIA - Grupo Ronda abrindo a semana "Graduação em Dança Já" no centro de Florianópolis
fotos gentilmente cedidas por Cristiano Prim - Cristiano Prim Fotos

 Agna Muller - Presidente da Aprodança e Rogério Ribeiro da Cia Atitude Garopaba em entrevista sobre o apoio a Graduação de Dança na UDESC Florianópolis e Joinville

 Lisa Jaworski foi entrevistada por Maycon Santos na Rádio do Festival - no 32º Festival de Dança de Joinville e fala sobre as ações da Aprodança e da Mobilização Estadual para a Implantação do Curso de Graduação em Dança em SC

Dança Catarina em apoio total - junto com a Aprodança - Mobilização Estadual para a Implantação do Curso de Graduação em Dança em Florianópolis e Joinville

Fórum Catarinense de Dança aconteceu em Joinville no início do mês de agosto/14


 Mesa Formada por Lisa Jaworski (Aprodança) Edson Gellert Schubert (Anacã) Agna Muller (Aprodança) Deivison Garcia (Aprodança) e Maycon Santos (Aprodança/Anacã)
 Mesa discute a pauta principal sobre as ações para mobilização Estadual da Categoria para a Graduação de Dança na UDESC Florianópolis e Joinville
 Todos os presentes participam e sugerem propostas de atividades que possam chegar na Comunidade de forma a agregar apoio ao Movimento
 Agna Muller - Presidente da Aprodança sugere pagina no Facebook - como apoio FALTA DANÇA SC
Diretoria Aprodança presente junto com a Anacã no 32º  Festival de Dança de Joinville - Estande que contou com abaixo assinado para complementar o dossiê para a UDESC - Graduação de Dança Já!

segunda-feira, 17 de março de 2014

Sul em Contato

Festival de Contato Improvisação de Porto Alegre 

(18 a 21 de abril de 2014)


·         LOCAL: Casa Cultural Tony Petzhold (Av. Cristóvão Colombo, 400)
·         INSCRIÇÕES: R$ 300,00 pelo email sulemcontato@gmail.com

·         PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Em 2014, o Sul em Contato acontecerá no feriado da Páscoa e Tiradentes, de 18 a 21 de abril em Porto Alegre. Haverá um intensivo de 9h com Ralf Jarochinski (Alemanha), quatro laboratórios de 2h facilitados por Ana Alonso (SC), Alessandro Rivelino (RS), Juliana Vicari (RS) e Yiuki Doi (PR). Uma noite de performances, uma aula de Thai Massagem, um Percurso Performático Urbano, Picnic e JAMs todas as noites. Será na Casa Cultural Tony Petzhold (Av. Cristóvão Colombo, 400) em Porto Alegre. A inscrição é R$ 300,00. Mais


O Sul em Contato é um encontro para prática e aperfeiçoamento de bailarinos, atores e interessados na dança Contato Improvisação (CI). Foi realizado inicialmente em 2009 durante 9 meses com a participação de 12 professores do Brasil, Argentina, Uruguai e Alemanha. Eles ministraram oficinas de 18h/aula cada, facilitaram jams, exibiram vídeos e performances. O projeto foi financiado pelo Fumproarte da Prefeitura de Porto Alegre e tinha o objetivo de ampliar o número de praticantes de CI. Em 2012, celebrando 40 anos de existência do CI realizamos a primeira versão compacta do Sul em Contato: 4 dias com 3 professores da América do Sul e mais 2 dias com um norte americano. Foi um evento tão bem sucedido que se repetiu em 2013 entrando definitivamente para o calendário de festivais anuais do Brasil.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Entrevista com presidente da FUNARTE - falta de verbas em 2014

A burocracia te deixa de mãos atadas', diz Guti Fraga sobre seus seis meses na Funarte

  • Diretor teatral lamenta que falta de verbas tenha emperrado editais e afirma não querer fazer gestão só ‘para quitar’ o que foi anunciado


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/a-burocracia-te-deixa-de-maos-atadas-diz-guti-fraga-sobre-seus-seis-meses-na-funarte-11793833#ixzz2vDBcmvXz 

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Na Luta pela Implantação do Curso de Licenciatura em Dança !








Relato sobre a Implantação do Curso de Licenciatura em Dança - Santa Catarina
por Maycon Santos 


Em busca da implantação do Curso de Licenciatura em Dança no Campus UDESC Joinville e Florianópolis, a ANACÃ Joinville - Associação de Grupos de Dança, e a APRODANÇA Associação dos Profissionais de Dança de SC, solicitaram uma reunião com a Secretária da SDR-Joinville, Simone Schramm.
Reuniram-se, então, na tarde de ontem (13/02/2014), na SDR-Joinville, a secretária da SDR-Joinville, Simone Schramm; o diretor da UDESC Joinville, Leandro Zvirtes; o vice-presidente da ANACÃ Joinville e vice- presidente da APRODANÇA, Maycon dos Santos; o assessor de Imprensa da ANACÃ Joinville, Sergio Almeida; e o Presidente da ANACÃ Joinville, Edson Gellert Schubert.
No decorrer da reunião também contamos com a presença dos Deputados Estaduais Nilson Gonçalves e Darci de Matos.
Iniciamos o encontro com Leandro Zvirtes relatando a conversa com o Secretário de Educação, Eduardo Deschamps, que ocorreu na terça, dia 11/02/2014, em Florianópolis, onde o Secretário disse que não há verba para a implantação do Curso de Licenciatura em Dança. Leandro relatou que sugeriu abrir uma turma por ano com a necessidade de 2,5 milhões de repasse, ao contrário dos 4,4 milhões prometidos pelo Governo para a abertura de 2 turmas por ano; e também sugeriu que poderia ser por convênio, e mesmo assim o Secretário negou a proposta.
O entendimento da Secretária Simone Schramm, segundo suas próprias palavras é “de que o curso é uma obra de valor e visibilidade, sendo a mais representativa do governo estadual no município”. Simone não consegue explicar os motivos do cancelamento do convênio, haja vista o anúncio do curso http://www.udesc.br/?idNoticia=7842, seguido de sua oficialização pelo próprio Deschamps na presença dela (secretária), do reitor da UDESC e do Vice-Prefeito Rodrigo Coelho (http://www.udesc.br/?idNoticia=7867).
O assunto também foi exposto ao Deputado Nilson Gonçalves, que pediu informações detalhadas do processo e se comprometeu em reunir a bancada dos deputados de Joinville para intervir junto ao Governador.
Já Darci de Matos se compromete e garante que se reunirá com o Governador Raimundo Colombo, que é do seu partido, para buscar agilizar a aprovação do repasse necessário para a implantação de fato do Curso de Licenciatura em Dança em Joinville e Florianópolis.
Hoje, sexta-feira, a Secretária Simone se encontra, na capital,  para conversar com o Secretário de Educação para tentar novamente viabilizar os recursos, pois conforme consta neste link (http://ricmais.com.br/sc/meio-dia-joinville/udesc-joinville-recebe-a-primeiro-curso-superior-de-danca-de-sc/) o Governo se comprometeu e oficializou o repasse.
Simone propõe esforço conjunto para reversão da situação entre as entidades UDESC, ANACÃ Joinville, APRODANÇA, Dep. Nilson Gonçalves e Dep. Darci de Matos.
Visto que 2014 é um ano eleitoral e que o lançamento do vestibular de inverno normalmente é montado em março e publicado no início de abril, solicito uma mobilização urgente, massiva e constante nas redes sociais e outras mídias este mês de fevereiro, para pressionar o Governo no cumprimento da promessa firmada, pois consideramos que, para evitar um possível desgaste político em ano eleitoral, o Governo venha honrar com seu compromisso.
É momento de agir, e desde já contamos com a colaboração de todos os agentes da dança.
Forte abraço,

Maycon dos Santos
Vice Presidente da APRODANÇA
Vice Presidente da ANACÃ

--
ACESSE APRODANÇA

www.aprodancasc.org
www.aprodancasc.blogspot.com

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Na dança, artistas discutiram o próprio ofício e novas formas de sobrevivência

Votação da lei de fomento foi uma boa vitória, 

mas suscitou novos debates

26 de dezembro de 2013 | 19h 00
Helena Katz / Especial para o Estado - O Estado de S. Paulo


A produção artística está sempre atada às condições que regulam a sua possibilidade de existir. Isso significa que o que se assiste nos palcos não depende apenas do talento dos artistas, pois só é possível criar em acordo com as regras vigentes no ambiente. E no momento, o ambiente da dança é determinado pela lógica dos editais, que tem comprometido bastante o que de fato chega ao público. 
Tendo se transformado na única possibilidade de sobrevivência, os editais determinam o ritmo da produção – que, nem sempre, combina com os tempos que os processos artísticos pedem, e essa condição interfere muito diretamente no que dela resulta. Pensando apenas nesse aspecto, o mais natural seria celebrar a votação na Câmara Municipal da nova Lei de Fomento à Dança, que prevê contemplar projetos para um período de até dois anos.
Mas essa vitória suscita uma reflexão que vai em outra direção, diferente da que sustenta o contexto que hoje se tornou hegemônico, e que entende que a tarefa que se impõe é a de reformar os editais para que funcionem melhor. E se, ao invés de se dedicar a remendar o que já existe, se pensasse um outro tipo de existência, a partir da experiência acumulada em todos esses anos de editais?
Isso significaria colocar energia em outro tipo de ação, que ninguém sabe de antemão qual será, e que depende daquilo que os artistas melhor sabem fazer porque é inerente a qualquer processo de criação: arriscar. Sucede que todos esses anos de editais produziram um tipo de conformismo e apatia que se resume no “melhor com ele do que sem ele”, como se a vida só fosse feita pelo que já se conhece.
Talvez o mais importante de 2013 tenha sido justamente a continuidade de um movimento cujo tipo de organização ainda não havia sido praticado. Nascido da associação da Cooperativa Paulista de Dança com o Mobilização Dança, o movimento A Dança se Move reuniu-se ao longo de todo o ano, preparou novos projetos e está reavivando na classe a necessidade do engajamento conjunto para a construção de políticas públicas sintonizadas com as suas necessidades. Não é pouca coisa, sobretudo quando se sabe que a lógica dos editais leva cada um a cuidar somente de si mesmo e a se queixar ao outro do sistema montado – como se ele não fosse sustentado por quem dele reclama e não fossem eles os que detêm a força para transformá-lo.
Há que destacar também um traço novo, que merece registro. Aumenta o interesse pela crítica de dança realizada pelos próprios artistas, que inaugura um outro tipo de escrita, muito bem-vinda nos tempos da crise que assola o jornalismo cultural. Dentre outras, iniciativas como as de Daniel Kairóz (que já editou dois números da sua publicação), Joubert de Albuquerque Arrais (que lançou o Dança com a Crítica há pouco) e sobretudo o 7 x 7, iniciado por Sheila Ribeiro (e reconhecido pela Bienal de Dança do Sesc e pelo Festival Contemporâneo de Dança, que o contratou para fazer a cobertura das suas programações), sinalizam nessa direção. Um bom augúrio para 2014.

--
ACESSE APRODANÇA

www.aprodancasc.org
www.aprodancasc.blogspot.com

FELIZ ANO NOVO!



A Aprodança - Associação Profissional de Dança do Estado de Santa Catarina - deseja a todos seus associados e simpatizantes, um ano cheio de Grandes Novidades e de Grandes Desafios a serem vencidos, novas metas a serem alcançadas e novos objetivos ... temos muito que caminhar ainda... O Estado ainda sofre com o desprezo político em relação a Cultura , mas vamos tomar partido e lutar para que haja melhorias para todos. Junte-se a nós - venha fazer parte da Aprodança e vamos fazer a diferença!

Entre em contato 
email : aprodanca@gmail.com