segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Café com Dança: Ciclo de Palestras e Debates

Palestra e debate com o prof. Dr. Rafael Guarato (UFG):
 A FABRICAÇÃO DE UM MITO PARA A HISTÓRIA DA DANÇA NO BRASIL: 
O BALLET STAGIUM

Dia: 31 de outubro
Horário: 14h30
Local: Sala Pitangueira, hall do segundo piso do Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Já notaram que todo país possui seus baluartes que compõem o panteão mítico de artistas que se inserem numa História da Dança com “H” e “D” maiúsculos? No entanto, já se perguntaram como e porque se deu a edificação de certos personagens que em determinado momento são eleitos como importantes e selecionados para representar uma História da Dança de um país? A proposta é reconstituir historicamente os detalhes que tornaram possível esse fenômeno, tomando como exemplo o Ballet Stagium de São Paulo, buscando desmistificar os pilares em que se assentam tais justificativas, perpassando debates sobre memória, ditadura civil-militar e nacionalismo entre as décadas de 1970 e 1990. Para tanto, perpassaremos pelas relações entre crítica de dança, poder público e a companhia Stagium que tornaram possível a companhia permanecer no tempo, entrelaçando acontecimentos históricos do período, as produções cênicas do Ballet Stagium e as representações sobre elas com um panorama geral da dança, para compreender a constituição e funcionamento de um campo da dança como arte no Brasil.

Sobre o convidado:
Rafael Guarato - Historiador da dança, professor do curso de Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG) e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutor em Historia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Conselho Deliberativo e Fiscal (2014/2016) e da Diretoria (2016/2018) da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA). Membro do Colegiado Setorial de Dança do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC/MINC - 2012-1017). Diretor Artístico do Grupo Três em Cena (GO). Desenvolve pesquisas relacionadas a economia da dança, meios de legitimação estética e redes sociais no campo da dança no Brasil.
Sobre o projeto:

O projeto Café com Dança foi imaginado como uma forma de oportunizar momentos de intercâmbio entre artistas, professores, pesquisadores, coreógrafos e estudantes da área artística e comunidade interessada na reflexão sobre dança na contemporaneidade. Teve início no ano de 2013 com o intuito de promover debates qualificados sobre questões relevantes e atuais envolvendo a dança em suas perspectivas pedagógica, histórica, sociopolítica e artística; assim como de contribuir para a formação de um público crítico e receptivo a questões relativas à dança e à arte contemporânea. Ao longo dos últimos anos, o Café com Dança vem promovendo ações na UFSC, tais como a organização de palestras, mesas de discussão, projeções de vídeo-dança, vídeo-documentários, conferências dançadas, vídeo-palestras e atividades afins.

O terceiro ciclo do projeto, intitulado Dança e Articulações, tem como objetivo buscar pontos de encontro entre dança e diversas artes e campos do conhecimento. Neste sentido, pretende apresentar diferentes movimentos, acadêmicos e artísticos, que coloquem a dança em interface com outras disciplinas, assim como produções realizadas em diferentes campos do saber fundadas no encontro com a dança. O projeto recebe pesquisadores e artistas que articulam dança com filosofia, história e artes cênicas, entre outras áreas.

Ficha Técnica:

Coordenação: Vera Torres - DEF/CDS e Débora Zamarioli – ART/CCE
Bolsista: Madalena Mendes Brito
Identidade Visual: Mônica de Souza
Apoios: Secretaria de Cultura e Arte - SeCArte/UFSC 
Centro de Desportos/UFSC
Departamento de Artes/CCE/UFSC

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Udesc Ceart participa de mobilização nesta quinta pelo Curso de Graduação em Dança


Foto: Miriam Zomer/Agência AL
Nesta quinta-feira, 19, integrantes do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participam de uma mobilização que será realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) com o objetivo de solicitar apoio à implementação do curso de Licenciatura em Dança na Udesc Ceart.

A Associação Profissional de Dança do Estado de Santa Catarina (Aprodança) fará uso da tribuna da plenária da Alesc, às 10h, sobre o assunto. A ação é uma iniciativa da Aprodança, por meio de equipe de trabalho que também inclui a professora aposentada do Departamento de Artes Cênicas da Udesc Sandra Meyer e a diretora de Extensão da Udesc Ceart, professora Daiane Dordete. A diretora-geral da Udesc Ceart, Maria Cristina Rosa Fonseca da Silva, estará presente na mobilização.

O objetivo do grupo é de sensibilizar a bancada legislativa no intuito de obter apoio para o aumento do percentual de repasse à Udesc, necessário para a implementação do curso na instituição.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350

Fonte: http://www.udesc.br/ceart/noticia/udesc_ceart_participa_de_mobilizacao_nesta_quinta_pelo_curso_de_graduacao_em_danca

APRODANÇA em defesa da Implementação do Curso de Licenciatura em Dança na UDESC


Ontem (19/10), a Associação Profissional de Dança do Estado de Santa Catarina - APRODANÇA fez uso da Tribuna do Plenário da ALESC, por solicitação da Deputada Luciane Carminatti, para defender a implementação do Curso de Licenciatura em Dança na Udesc.

A professora aposentada do Departamento de Artes Cênicas da Udesc, Sandra Meyer, e o presidente da Aprodança, Maxwell Sandeer Flor, traçaram o histórico da demanda e solicitaram o apoio dos(as) parlamentares.


Estudantes e professores(as) do Ceart acompanharam a iniciativa. Após a fala, o grupo conversou com a deputada Luciane Carminatti e solicitou a realização de uma audiência pública sobre o assunto, no âmbito da Comissão de Cultura, presidida pela deputada.




Colaboração: Maxwell Sandeer Flor
Presidente da APRODANÇA

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

APRODANÇA na Tribuna da Plenária da ALESC

No dia 19 de outubro de 2017, às 10h, Associação de Profissionais de Dança de Santa Catarina – APRODANÇA, fará uso da Tribuna da Plenária da ALESC – Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.  

Convidamos a comunidade da dança de Santa Catarina, para estar presente nesse ato que terá como pauta única: Implementação urgente do curso superior - Licenciatura em dança no Centro de Arte da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em seu caráter de instituição pública e gratuita, na cidade de Florianópolis.



A implantação no Centro de Artes (CEART), centro de excelência artística catarinense, consolidará a dança como área de conhecimento, sendo o curso vinculado ao Departamento de Artes Cênicas e ao Programa de Pós-Graduação (PPGT/UDESC), que possui já um curso de Licenciatura em Teatro, além de um Mestrado e um Doutorado na área.

O projeto do curso superior de dança foi elaborado em 2005 pelo CEART, em Florianópolis, por uma comissão de docentes promulgada pela Portaria CEART n° 103/2005, com o intuito de oferecer uma formação acadêmica em licenciatura e suprir a carência existente na área do ensino de dança em Santa Catarina. A tramitação do curso nas instâncias superiores da UDESC iniciou em maio de 2009, e seu mérito acadêmico foi aprovado nos colegiados da instituição. O parecer final do Conselho Superior (CONSUNI) apresentava uma orientação do Conselho de Administração (CONSAD), conselho que estuda o impacto financeiro e que em sua formulação apontou para a situação financeira da UDESC, que não comportaria a abertura de cursos nem a médio nem a longo prazo.

No dia 22 agosto de 2013, no campus da UDESC em Joinville, foi assinado o convênio entre a Secretaria da Educação e a UDESC para suplementação do repasse orçamentário à instituição, que permitiria a implantação do primeiro curso superior de dança do Estado em Florianópolis, bem como em Joinville. O Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) abrigaria o curso em Joinville, dando início ao ingresso da dança no ensino superior também naquela cidade. A comunidade de dança catarinense aguardou a confirmação do Governo do Estado acerca do repasse de verba para a implantação do curso, o que não ocorreu.

Neste momento, os profissionais da dança de Santa Catarina vêm realizando uma série de iniciativas para novamente chamar atenção para a urgência da implantação da Licenciatura em Dança no CEART/UDESC em Florianópolis. Reconhecido por sua excelência no ensino de arte no país, o CEART possui cursos de graduação e pós-graduação em teatro, música, artes visuais, moda e design.

O Departamento de Artes Cênicas do Centro de Artes acumulou experiências e mapeou concretamente a realidade local, fatores estes que corroboram para a implantação da Licenciatura em Dança em Florianópolis. Este é um antigo anseio da comunidade de dança catarinense, bem como do Departamento de Artes Cênicas, que vem há 12 anos aliando esforços para a sua concretização junto à Reitoria da UDESC e ao Governo do Estado de Santa Catarina.

Reforçamos a importância da participação dos artistas da dança de Santa Catarina, no dia 19 de outubro de 2017, como forma de legitimar o processo de luta de encaminhamentos para pauta única da Tribuna da ALESC. Avante! 

Fonte: Grupo de Trabalho APRODANÇA 

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Vivência em Dança 2017

Nessa semana (06 a 08/10) será realizado Vivência em Dança 2017, em Garopaba/SC. O evento de imersão na dança de forma ÚNICA e intensa, voltada para professores, pesquisadores e coreógrafos. Esta é a terceira edição do Vivência em Dança, e já transformou-se em um importante momento de qualificação, aprofundamento e renovação profissional.


A imersão em dança terá ênfase nos processos coreográficos e na didática da dança pensada e idealizada por bailarinos e coreógrafos. O evento terá certificação, sendo que disponibilizará de apenas 40 vagas. Realização ADAG – Associação de Dança de Garopaba e Atitude Cia de Dança de Garopaba.


Programação: