quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Programação do FIK 2018: Mesa Redonda [Formação em Dança no Estado de SC]

A programação do FIK 2018 também inclui um encontro da Associação Profissional de Dança do Estado de Santa Catarina – APRODANÇA.

A bailarina, professora e coreógrafa Bia Mattar ministrará uma palestra, seguida mediará Mesa Redonda sobre a “Formação em Dança no Estado de Santa Catarina”. 



A mesa será composta pelos integrantes da APRODANÇA: 

Sandra Meyer – Profª Dra. da UDESC  - Universidade do Estado de Santa Catarina e Coordenadora do Projeto de criação e implantação do Curso de Licenciatura em Dança do CEART/UDESC;
Marco Aurélio Souza – Doutorando e Coordenador do Curso de Graduação em Dança da FURB;
Maxwell Sandeer Flor – Presidente da APRODANÇA – Associação de Profissionais de Dança de Santa Catarina E Produtor Cultural da UNESC. Membro do Conselho Estadual de Cultura de SC.

A atividade acontecerá no dia 5, às 9h, na Sala de Dança 1 do Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart.

A programação completa pode ser acessada em: http://www.udesc.br/ceart/fik/programacao


terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Udesc divulga programação do Festival Internacional de Arte e Cultura José Luiz Kinceler

Shows, apresentações artísticas, oficinas, rodas de conversa, feiras de arte, exposições, mostra de cinema, estão entre as mais de 70 atividades previstas para o 1º Festival Internacional de Arte e Cultura José Luiz Kinceler – FIK 2018. O evento, organizado pelo Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ocorre de 4 a 7 de fevereiro do próximo ano em Florianópolis.

A Banda Mais Bonita da Cidade, de Curitiba, é uma das atrações confirmadas para o show de abertura do evento, no dia 4. Entre os convidados internacionais, estão: Mario Bellatin, escritor mexicano; Claudia Echenique, professora da PUC-Chile; Anali Chanquia e Vanessa Galdeano, criadoras do projeto de arte urbana Medianeras Murales, da Argentina; Julio Brum, músico uruguaio; Rafael Vivanco, designer e professor da PUC-Peru; e Osvaldo Gaona, ilustrador mexicano.



O evento também terá uma programação especial para crianças de 4 a 12 anos, o FIK Criança, com atividades divididas por faixa etária de 5 a 7 de fevereiro, no período vespertino.

Com o FIK 2018 a Udesc Ceart realizará no campus, e em demais locais de Florianópolis, ações artísticas e culturais gratuitas para diversos públicos, como moradores da Grande Florianópolis, turistas, estudantes em período de férias, universitários, profissionais da área de cultura, educadores e artistas. A programação completa pode ser conferida aqui. Inscrições para as oficinas serão abertas em janeiro.

O evento conta com apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, Prefeitura de Florianópolis, por meio da Fundação Franklin Cascaes, e do Sesc em Florianópolis.

Sobre o homenageado

Por compreender a importância da valorização da cultura local, o evento homenageia o pesquisador-artista José Luiz Kinceler e sua proposta relacional integrando arte e vida. Falecido em 2015, Kinceler foi professor da Udesc Ceart, destacando-se por práticas contemporâneas de produção de arte coletiva. Sua ação voltava-se, principalmente, para a formação de estudantes engajados em projetos artísticos desenvolvidos em comunidades. A decisão de homenageá-lo partiu do Conselho de Centro (Concentro) da Udesc Ceart, considerando a trajetória do professor.

Mais informações no site www.udesc.br/ceart/fik, na página do Facebook, e no evento no Facebook

Serviço:

O QUE: 1º Festival Internacional de Arte e Cultura José Luiz Kinceler – FIK 2018.
QUANDO:  4 a 7 de fevereiro de 2018.
ONDE: Udesc (Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC) e demais locais de Florianópolis.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350

Fonte:

http://www.udesc.br/ceart/noticia/udesc_divulga_programacao_do_festival_internacional_de_arte_e_cultura_jose_luiz_kinceler

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Mesa Redonda: Dança Forma[ção] em SC

APRODANÇA - Associação de Profissionais de Dança de Santa Catarina organiza Mesa Redonda, durante a programação do 1º Festival Internacional de Arte e Cultura José Luiz Kinceler – FIK 2018. A bailarina e produtora cultural Bia Mattar ministrará palestra de abertura com o tema: Formação em Dança em Santa Catarina.

O encontro acontecerá no dia 05 de fevereiro de 2018, das 9h às 12h, no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis/SC.

Convidados para Mesa:

Sandra Meyer – Profª Dra. da UDESC  - Universidade do Estado de Santa Catarina e Coordenadora do Projeto de criação e implantação do Curso de Licenciatura em Dança do CEART/UDESC.
Marco Aurélio Souza – Doutorando e Coordenador do Curso de Graduação em Dança da FURB.
Maxwell Sandeer Flor – Produtor Cultural da UNESC e Presidente da APRODANÇA – Associação de Profissionais de Dança de Santa Catarina. Membro do Conselho Estadual de Cultura de SC.

Mediação:

Bia Mattar – Bailarina e produtora cultural. Diretora de Integração Cultural da Fundação Cultural de Balneário Camboriú. Membro do Conselho Nacional de Políticas Culturais.



Sobre o FIK 2018

Até o dia 29 de janeiro estão abertas as inscrições para as oficinas do Festival, que acontecerá de 4 a 7 de fevereiro de 2018 em Florianópolis. A inscrição geral é apenas para quem deseja certificado de participação no evento.

Para espetáculos, concertos e shows que acontecerem em espaços fechados ou nos teatros da cidade serão distribuídos ingressos uma hora antes do início da atividade. Não há inscrição prévia, nem retirada de ingressos, para Rodas de Conversa, Palestras, intervenções, Exposições, Atividades Artísticas em espaços abertos, Feiras, etc., bastando comparecer ao local. 

Programação:


As informações completas estão disponíveis na chamada udesc.br/ceart/fik/inscricoes