quarta-feira, 8 de julho de 2020

Proposta de Protocolo de Funcionamento para Escolas de Dança em Santa Catarina

A APRODANÇA – Associação de Profissionais de Dança de Santa Catarina, no alto dos seus 35 anos de fundação representando a dança catarinense seguindo em suas lutas e conquistas avalizada por um coletivo de artistas, professores e pesquisadores de dança, vem por meio deste, publicitar (link abaixo), a Proposta de Protocolo de Funcionamento para Escolas de Dança em Santa Catarina. 


No dia 21 Abril de 2020 a APRODANÇA - Associação de Profissionais de Dança de Santa Catarina publicou em seu blog “Impactos Econômicos na Dança em Santa Catarina em tempos de Pandemia” os agentes culturais da dança discutiram a respeito da situação das escolas de dança fechadas por questão do Decreto Estadual de isolamento social, que impactou principalmente as escolas de dança. Para acolher as demandas foi criado GT de Escolas de Dança SC, entre representantes da Aprodança e da Setorial Dança Santa Catarina, que resultou na seguinte proposição: 


file:///C:/Users/Usuario/Downloads/PROTOCOLO_FUNCIONAMENTO_-ESCOLAS_DANCA_SC.html


quarta-feira, 1 de julho de 2020

Nota de pesar pelo falecimento de Penha de Souza


A Associação de Profissionais de Dança de Santa Catarina (APRODANÇA), com imenso pesar, comunica o falecimento de Penha de Souza, criadora do método “Alongamento Corretivo Postural”, nesta quarta (01/07/2020).

Nesse momento de passagem, registramos nosso respeito pela trajetória da dança em âmbito nacional e agradecemos seu ensinamento, troca, saberes e fazeres. Deixamos os nossos mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos da caminhada. 


Sobre Penha de Souza

Carioca criada em Bauru, mais de 50 anos de carreira percorreu uma trajetória única, saindo do balé clássico até chegar ao Alongamento Corretivo Postural, método que criou a partir de aspectos da dança clássica, moderna e técnicas de Yoga, RPG e Pilates. Como bailarina, Penha dançou em especiais de televisão pela TV Tupi, TV Rio, Record e TV Paulista. Trouxe de Nova York a técnica de Graham e foi coreógrafa do Cisne Negro, tendo criado o primeiro espetáculo do grupo: Pulsación, em 1977. Penha trabalhou e contribuiu para o reconhecimento da dança como profissão no Brasil, foi membro-fundador da Associação Paulista de Profissionais da Dança (APPD), atual Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado de São Paulo (texto retirado da sinopse do documentário Figuras da Dança - Empresa produtora: Associação Pró-Dança/SP).

Diretoria da APRODANÇA – Gestão 2019/2021.