A APRODANÇA- Associação dos Profissionais de Dança de Santa Catarina, estará presente no 3º Rio do Sul em Dança venha conhecer um pouco mais da associação e prepare-se e faça seu cadastro pessoalmente no Festival!!!
Do balé clássico à dança de rua, várias modalidades de dança ganham destaque no festival com o objetivo de despertar o interesse da população pela arte e promover o intercâmbio entre os dançarinos.
Promovido pelo terceiro ano consecutivo, o evento já se tornou referência estadual e faz parte da programação permanente de realizações culturais do município.
Segundo o diretor do departamento de Artes Cênicas e coordenador do Rio do Sul em Dança, Carlos Alves, o festival é uma forma de valorizar a dança e seus admiradores. “Como qualquer outra arte, a dança desperta emoções e consciência de crítica e autocrítica” destaca.
Em 2009 participaram do festival grupos de dança de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná somando mais de 400 bailarinos. Neste ano a premiação deve ultrapassar os R$ 4 mil.
As coreografias também podem ser apresentadas em palco aberto, basta assinalar a opção no sistema.
A Apresentação em palco aberto é uma apresentação extra, nao gera custo nenhum, e não é competitiva.
Os participantes podem competir a noite, e durante a tarde fazerem uma apresentação em palco aberto sem competir (pode ser a mesma coreografia, e também trazer coreografias apenas para o palco aberto.
Lembrando que palco aberto é gratuito apenas pra quem se apresentar a noite, quem quiser trazer uma coreografia apenas para palco aberto, paga o valor de uma mostra não competitiva.
O cronograma de ensaios deve ser seguido rigorosamente por todos os grupo, sendo que poderá sofrer pequenas alterações.
Cada grupo ensaiará no seu respectivo dia de apresentação. O Cronograma de apresentações entrará nos ite em breve.
Para informações adicionais a Fundação Cultural disponibilizou um canal de atendimento online exclusivo para o evento e Departamento de Artes Cênicas, para tanto, basta clicar em Atendimento Online (no topo direito desta da página) informar seus dados e escolher no campo Departamentos: [FCRS] Circuito Cênico / Rio do Sul em Dança.
CURSOS E OFICINAS
Jurados e Oficinantes
Barbara Rey – Oficina de Ballet Classico e Jurada
Bailarina, Coreógrafa e Maître de Ballet
Barbara
Iniciou sua formação em Ballet Clássico, em Buenos Aires/Argentina sob a orientação da Primeira Bailarina do Teatro Colón, Lilian de Sala. Estudou com renomados mestres argentinos, incluindo cenografia com Gaston Breyer. Complementou seus estudos no Brasil e em diversos cursos no exterior. Bailarina, coreógrafa e professora, foi Diretora Artística da Escola Albertina Ganzo produzindo e dirigindo espetáculos de ballet e recebendo premiações em diversos festivais de dança. Atuou como Assistente de Direção e Primeira Bailarina da Voga Cia. de Dança Contemporânea. Em 2006 fundou, o Jovem Ballet de Santa Catarina com quem realiza diversas produções como por exemplo com a Pró-Música e convidados como: Cecília Kerche, Vitor Luis, entre outros, com quem também integra a equipe de montagem de Óperas. É professora autorizada para ministrar a técnica Beamish BodyMind Balancing ® e através de pesquisas vem desenvolvendo uma metodologia para a introdução à técnica de pontas no apoio pedagógico para as aulas de ballet clássico. Participa das discussões da política cultural atuando de 2005 a 0utubro de 2009, como presidente da Associação Profissional de Dança de Santa Catarina e como Membro do Conselho Estadual de Cultura do Estado de Santa Catarina até hoje.
Eliane Fetzer – Oficina de Jazz e Jurada
Eliane
Natural do Rio Grande do Sul, formada em dança pela PUC/PR (Curso Superior) e Especializada em Dança pela ISEP/PR.
Ministrou aulas na Universidade Uniandrade/PR no Curso de Produção Artística.
Em Curitiba, dirige e coordena a Eliane Fetzer Centro de Dança.
É coreógrafa e diretora da Cia Eliane Fetzer em processo de pesquisa corporal na dança contemporânea. Trabalha e pesquisa o “jazz” coordenando o Ggrupo Experimental Jazz Eliane Fetzer intensificando uma linguagem inovadora.
Ministra cursos e é júri nos mais diversos festivais de dança. Para Eliane Fetzer, “um bailarino tecnicamente bem preparado é forte, expressivo e desafia o processo qualitativo do movimento”.
Octavio Nassur – Oficina de Street e Jurado
Octavio
Especialista em arte, educação e diretor coreógrafico, é Coordenador Geral do Festival Internacional de Hip Hop.
Desenvolveu a metodologia Funk Slide System, unificando de forma artística os conceitos wellness e fitness.
Metodologia própria desenvolvida para um melhor aprendizado e consciência técnica,.
Trabalha o desenvolvimento cardiovascular simultâneo a memorização coreográfica em um sistema de aula criado sem interrupção musical.
Rosane Gonçalves de Almeida Torres – Oficina de Dança Contemporâneo e Jurada
Rosane
Bailarina e coreógrafa profissional desde 1984;
Bacharel e Licenciada em Dança PUC/Fundação Teatro Guairá – Ctba/PR –1989 e1990;
Especializada em Composição Coreográfica pelo Alvin Nikolay – Murray Louis Lab Center em Nova York,1990;
Mestre em Artes Cênicas – Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia – PPGAC/ UFBA. Salvador/ BA, 2006-2008. (Aprovada com Distinção e Indicação para publicação do trabalho de dissertação).
Vilmar Duarte – Jurado
Vilmar
Participante ativo com folclore Italiano Coro Tricolore Dante Alighieri em 1986
Em abril de 1987 entra para o Grupo Folclórico Dante Alighieri permanecendo como integrante ativo até 1999.
Em 1993 passa a ensaiar e coreografar as danças do grupo.
Em Abril de 1996 passa a ensaiar o Grupo Piccola Itália de Rondinha – Campo Largo.
Em 1997 Diretor de disciplina e de folclore do Centro Cultural e Comitatto Dante Alighieri.
Participando com o Grupo Dante Alighieri nos Festivais Folclóricos de Etnias do Paraná desde 1987, como dançarino, coreógrafo, idealizador e montador dos cenários.
Em 2000 entra para o grupo Grego Neoléa do Paraná onde participa até hoje como auxiliar e ensaiador e dançarino.
Inscreveu o Píccola Itália na AINTEPAR – Associação Interétnica do Paraná em Janeiro de 2001.
O Grupo Dante Alighieri encerra suas atividades em julho de 1999.
Continuou com o Píccola Itália como coordenador e ensaiador e coreógrafo até hoje.
Um dos fundadores do Grupo Cuore D’Itália na Colônia Mergulhão em São José dos Pinhais em maio de 2000 onde continua ativamente até dezembro de 2007.
Participa junto a AINTEPAR como Diretor Cultural e delegado responsável do Grupo Píccola Itália desde 2000.
Em abril de 2001 participa do 8º Curso de Danças Folclóricas Originais Italianas e 3º Curso Internacional (região Napoli) na cidade de Bento Gonçalves
De 24 à 31 de agosto de 2002 participou do 10º Curso Internacional de Tradições Populares realizado em Marina di Camerota, na cidade de Salerno – Itália.
Confeccionou os trajes para a Representação dos Carnavais de Veneza e Belunese em Bento Gonçalves Rio Grande do Sul em Fevereiro de 2005 na Fenavinho com os Grupos Píccola Itália e Cuore D’Itália.
Neste biênio 2009/2011 atua como coreógrafo, ensaiador e Presidente do Grupo Folclórico Píccola Itália e na AINTEPAR, atua como um dos diretoras do Conselho Fiscal.
Fonte: Site da Fundação Cultural de Rio do Sul
Maiores informações
http://www.fundacaocultural.art.br/agenda/rsldanca/