Marta Cesar - Membro do Colegiado Setorial de Dança – apresenta relato da Reunião da Área de Dança da Região Sul , que aconteceu no dia 26 de março em Balneário Camboriú/SC
Queria primeiramente agradecer muitíssimo a todos pela atenção com o nosso encontro de sábado: à diretoria da APRODANÇA que se ocupou com carinho da organização, ao Paulo e Adriana por terem oferecido o espaço, à Marila e Marise, colegas fraternas de Colegiado e aos convidados da Região Sul do Minc, coordenação da FUNARTE e coordenador de dança do Rio Grande do Sul.
Após abertura feita por Marila Vellozo (representante da região sul no Colegiado Setorial de Dança) , passamos a palavra para Margarete Moraes (Região Sul -Minc) que colocou a situação deste início de gestão e sua abertura em estar ao lado de todas as iniciativas como esta de diálogo com a sociedade civil. Além dos pontos de cultura, a assistente Elionora Spinatto está visitando os municípios que ainda não assinaram o acordo de cooperação (até o final deste ano deve ser feito para ingressar no Sistema Nacional - possibilidade de repasses federais): snc.sul@cultura.gov.br
Para os que não recebem ainda o informativo semanal da representação regional sul seguem os contatos de e-mail e telefone: regionalsul@cultura.gov.br e fone: 51 3311 5331 / 3395 3423.
Tivemos uma apresentação muito rica dos municípios catarinenses que colocaram suas realidades no trabalho da dança: Pomerode, Itajaí, Jaraguá do Sul, Santo Amaro da Imperatriz/ São José, Balneário Camboriú, Joinville, Garopaba, Florianópolis e o trabalho em todo o Estado através do Festival Mário de Andrade (FESPORTE).
No período da tarde, tivemos a fala de Marco Fillipin (coordenadora RS) sobre gestão pública e Marise Siqueira (produção - colegiado setorial) sobre o breve histórico das atuações do Forum Nacional de Dança/ Cref-Confef e urgência da lei da dança.
O Coordenador da FUNARTE Fabiano Carneiro apresentou as ações da FUNARTE em 2010 e as perspectivas de 2011:
- Cadastro da dança: precisa ser alimentado pelos catarinenses também, e Ronaldo, que detém o maior banco de dados aqui no nosso Estado também está se dispondo na ajuda deste mapeamento que também a APRODANÇA tem se empreendido.
- Estão sendo honrados os prêmios Klauss Vianna que estavam em atraso do último ano, e até que as dívidas anteriores sejam saldadas não há perspectiva de abertura ou pagamento inclusive do PROCULTURA (que ficou aberto até 10 de janeiro e está sendo encaminhado sem prazo para seleção ainda). Para 2011 haverá Prêmio Klauss Vianna e está aberto Edital para equipamentos de iluminação para espaços cênicos: www.funarte.gov.br . Dentre os projetos, teríamos que tentar que o "outras danças" que vai fazer intercâmbio com a Itália acontecesse no sul do país, começar a descentralizar as ações para as outras regiões do Brasil.
Sobre este assunto, vamos encaminhar os e-mails de recente movimentação do Rio de Janeiro quanto à indicação para coordenação de dança para a qual tiramos na reunião o posicionamento para o colegiado setorial, de estabelecer métodos claros no âmbito nacional para as futuras indicações, que não foram ainda solicitadas pelo poder público.
Marila Vellozo colocou a situação do Paraná e explanou sob diversos aspectos de representatividade, como é composto o colegiado / CNPC, as atuais composições e o alerta para as novas conferências e novas indicações no final deste corrente ano. Demonstrou a necessidade de muito mais gente comprometida em seus municípios, no estado e na federação para continuidade do trabalho que tem sido feito, pois o processo é contínuo.
Marta colocou sobre o histórico de construção do que é feito em dança como estando com a sociedade civil, que o Minc evoluiu nos últimos 8 anos porque propôs a construção junto à sociedade civil e que o Estado de Santa Catarina precisa de ajuda, pois a sociedade civil não encontra eco no atual modelo, mesmo tendo Conselho e Fundo.
Isto é uma breve pincelada da riqueza do encontro e vamos ver se partimos para um Congresso no segundo semestre, podemos contar com apoio de todos?
Grata,
Marta Cesar
Realmente muito bem relatado por Marta, ficamos satisfeitos com este encontro muito Rico e Produtivo.
ResponderExcluirA participação de vários municípios e entidades provou que estamos no caminho certo,apesar de ainda ter um logo percurso a percorrer.
Reforço os agradecimentos e aos apoios recebidos , em nome da Aprodança e com certeza estaremos presentes na organização deste Congresso de Dança da Região Sul no próximo semestre.
Lembro também que dia 29 de abril é o Dia Internacional da Dança . Programem atividades em suas cidades... mobilizem sua comunidade....
A Marta colocou os endereços e telefones das Representantes do MINC na Regional Sul e da Coordenação de Dança da Funarte – Se utilizem desta ferramenta e não esqueçam que a Aprodança esta a disposição para apoiar e divulgar a ação da Dança em Nosso Estado.
Mais uma vez obrigada... a todos ( aos que participaram, aos que justificaram e aos que estão articulados de uma maneira ou outra)
Att.
Lisa Jaworski