sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Fórum Dança Sul SC

A APRODANÇA em parceria com ASDC - Associação Dança Criciúma estará realizando no dia 08 de setembro de 2018, às 13h, no Criciúma Shopping a primeira edição do Fórum Dança Sul SC.

O evento acontece durante programação do Festival Dança Criciúma, que reunirá 700 artistas da dança.

Mediação com Bia Mattar em torno da temática [Fortalecimento do Setor nas Regiões de Santa Catarina]. Os participantes da mesa serão: Maxwell Sandeer Flor (Presidente da APRODANÇA), André Tavares (Membro ASDC), Agna Muller (Membro ASGAD), Eliseo Lemos (Presidente Anacã), Hellen Manenti (Membro do COMCCRI) e Clair Fermiano (Açor Sul - Ponto de Cultura).

Segundo Maxwell "Esse Fórum possibilitará o fortalecimento da Setorial da Região Sul, sendo que o momento é ímpar uma vez que o Estado passa pela regulamentação da Lei 17.449/2018 - Sistema Estadual de Cultura de Santa Catarina" conclui. 





quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Permeável Corpo Artístico: Coletivo Lugar Comum (Recife)

Entre 31/08 e 02/09, da parceria do Coletivo Lugar Comum (Recife) com o projeto Permeável Corpo Artístico, acontecem ações que põe em diálogo : identidade, corpo, dança, pertencimento e experiências coletivas de resistência em arte!



AGENDA DE AÇÕES


Dia 31 de agosto (sexta)18:15h - Conversa “Que corpos podem dançar?” local: Arena da UDESC (em frente à sala Dança 1)19h – Condução de aquecimento para JAM local: Laboratório III Ceart Udesc


Dia 1 de setembro (sábado)10h às 13h e das 15h às 18h – Dança do Instante - Oficina revelando nossas peles.Atividade gratuita integrando a Oficina do projeto Permeável Corpo Artístico. Projeto realizado com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, FUNCULTURAL e Edital Elisabete Anderle/2017.Espaço Transformando.


Dia 2 de agosto (domingo)11h – Café da manhã com conversa “Modos de (r)existência em coletivo”. Espaço Transformando.



O Coletivo Lugar Comum agrega artistas de diferentes áreas artísticas (dança, teatro, música, literatura) e tem como uma das vertentes de suas pesquisas a pratica do Contato Improvisação. A oficina Segunda Pele está sendo proposta por Liana Gesteira e Maria Clara Camarotti, e agrega vivências e experiências que atravessam a formação das duas artistas, trazendo a diferença como construção do comum. O trabalho traz conteúdos de consciência corporal e percepção espacial, busca estimular caminhos de composição a partir do movimento improvisado e do toque, provoca a criação de narrativas corporais em trabalhos com grupo e novas percepções de criação a partir de estímulos sensório-motores. Os exercícios criam espaços de estímulos para sensibilidades, e que podem contribuir com questões que também atravessam o Contato Improvisação.

Liana Gesteira - É artista do Coletivo Lugar Comum, de Recife (PE), e pesquisadora do Acervo RecorDança. Sua pesquisa de criação artística é voltada para improvisação do movimento, sendo atravessada pelo Contato Improvisação, por processos de composição em tempo real e pela performance. Tem experiência no ensino de Dança Contemporânea e de Contato Improvisação. Como dançarina integra o elenco do espetáculo Segunda Pele que está circulando o Brasil pelo projeto Palco Giratório 2018. É coordenadora artística do Contato Coletivo – Encontro de Contato Improvisação de Pernambuco. Em 2014 atuou na equipe de organização do Articulações – Fórum de Artes Performativas (PE). Em 2017 e 2018 integra a equipe de organização do EmComTato Festival, realizado em Palmeiras, Chapada Diamantina (BA). Atualmente está realizando uma pesquisa de Mestrado em Dança na UFBA com o tema de “como se organizar para criar em coletivo”. É especialista em Dança pela Faculdade Angel Vianna (RJ/PE).

Maria Clara Camarotti – É artista integrante do Coletivo Lugar Comum, de Recife (PE). É formada no curso de Licenciatura em Educação Artística da Universidade Federal de Pernambuco e especialista em Gestão e Produção Cultural. Trabalha com teatro há mais de 17 anos, tanto no campo pedagógico como nas áreas de criação e gestão, desenvolvendo atividades como atriz, diretora, professora, produtora e gestora. Atualmente tem pesquisado e vem se exercendo criativamente na linguagem da dança contemporânea e performance. Como dançarina, integra o elenco do espetáculo Segunda Pele que está circulando o Brasil pelo projeto Palco Giratório 2018.


Mais informações acesse: https://www.facebook.com/events/525699997885024/


Colaboração: Andressa Gomes Flor 
Secretária APRODANÇA


















quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Espetáculo ABADOM

ABADOM - que em hebraico significa destruição, é um espetáculo cujo vocabulário corporal é o breaking (danças urbanas), linguagem na qual a Cia Atitude vem fortalecendo sua identidade. O espetáculo assume um caráter metafórico e amplo quando se posiciona como questionador do homem pós-moderno e dos desdobramentos de suas ambições na relação com a natureza e com sua própria espécie.

O espetáculo está em circulação estadual, com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, FUNCULTURAL e Edital Elisabete Anderle/2017.

Acontecerá no próximo domingo, dia 19 de agosto de 2018, no centro de Imbituba, na Praça Henrique Laje "Feira na Praça", às 15h.

PARA ONDE CAMINHAMOS?


Foto de divulgação


Fonte de pesquisa: http://www.garopabamidia.com.br

Colaboração: Andressa Gomes Flor - Secretária APRODANÇA