quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Permeável Corpo Artístico: Coletivo Lugar Comum (Recife)

Entre 31/08 e 02/09, da parceria do Coletivo Lugar Comum (Recife) com o projeto Permeável Corpo Artístico, acontecem ações que põe em diálogo : identidade, corpo, dança, pertencimento e experiências coletivas de resistência em arte!



AGENDA DE AÇÕES


Dia 31 de agosto (sexta)18:15h - Conversa “Que corpos podem dançar?” local: Arena da UDESC (em frente à sala Dança 1)19h – Condução de aquecimento para JAM local: Laboratório III Ceart Udesc


Dia 1 de setembro (sábado)10h às 13h e das 15h às 18h – Dança do Instante - Oficina revelando nossas peles.Atividade gratuita integrando a Oficina do projeto Permeável Corpo Artístico. Projeto realizado com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, FUNCULTURAL e Edital Elisabete Anderle/2017.Espaço Transformando.


Dia 2 de agosto (domingo)11h – Café da manhã com conversa “Modos de (r)existência em coletivo”. Espaço Transformando.



O Coletivo Lugar Comum agrega artistas de diferentes áreas artísticas (dança, teatro, música, literatura) e tem como uma das vertentes de suas pesquisas a pratica do Contato Improvisação. A oficina Segunda Pele está sendo proposta por Liana Gesteira e Maria Clara Camarotti, e agrega vivências e experiências que atravessam a formação das duas artistas, trazendo a diferença como construção do comum. O trabalho traz conteúdos de consciência corporal e percepção espacial, busca estimular caminhos de composição a partir do movimento improvisado e do toque, provoca a criação de narrativas corporais em trabalhos com grupo e novas percepções de criação a partir de estímulos sensório-motores. Os exercícios criam espaços de estímulos para sensibilidades, e que podem contribuir com questões que também atravessam o Contato Improvisação.

Liana Gesteira - É artista do Coletivo Lugar Comum, de Recife (PE), e pesquisadora do Acervo RecorDança. Sua pesquisa de criação artística é voltada para improvisação do movimento, sendo atravessada pelo Contato Improvisação, por processos de composição em tempo real e pela performance. Tem experiência no ensino de Dança Contemporânea e de Contato Improvisação. Como dançarina integra o elenco do espetáculo Segunda Pele que está circulando o Brasil pelo projeto Palco Giratório 2018. É coordenadora artística do Contato Coletivo – Encontro de Contato Improvisação de Pernambuco. Em 2014 atuou na equipe de organização do Articulações – Fórum de Artes Performativas (PE). Em 2017 e 2018 integra a equipe de organização do EmComTato Festival, realizado em Palmeiras, Chapada Diamantina (BA). Atualmente está realizando uma pesquisa de Mestrado em Dança na UFBA com o tema de “como se organizar para criar em coletivo”. É especialista em Dança pela Faculdade Angel Vianna (RJ/PE).

Maria Clara Camarotti – É artista integrante do Coletivo Lugar Comum, de Recife (PE). É formada no curso de Licenciatura em Educação Artística da Universidade Federal de Pernambuco e especialista em Gestão e Produção Cultural. Trabalha com teatro há mais de 17 anos, tanto no campo pedagógico como nas áreas de criação e gestão, desenvolvendo atividades como atriz, diretora, professora, produtora e gestora. Atualmente tem pesquisado e vem se exercendo criativamente na linguagem da dança contemporânea e performance. Como dançarina, integra o elenco do espetáculo Segunda Pele que está circulando o Brasil pelo projeto Palco Giratório 2018.


Mais informações acesse: https://www.facebook.com/events/525699997885024/


Colaboração: Andressa Gomes Flor 
Secretária APRODANÇA


















Nenhum comentário:

Postar um comentário