sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Lançamento do Livro História do Sapateado no Brasil

O livro História do Sapateado no Brasil de autoria de Bia Mattar teve seu lançamento no dia 06/01/2021. O projeto é resultado do prêmio recebido pela autora no Edital Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú do Estado de Santa Catarina. Na ocasião do lançamento, uma live foi realizada nos canais do youtube de Bia e da editora Traços e Capturas.  Alguns convidados como Kika Sampaio, Marchina, Valéria Pinheiro e Gioconda Saba participaram do encontro virtual e comentaram sobre a importância do projeto para a comunidade da dança. Com participação ao vivo dos espectadores pela internet cerca de 80 pessoas participaram da live. O lançamento já tem mais de 200 visualizações e continua no ar para quem quiser assistir. http://www.youtube.com/biatap

*Trecho do livro que conto essa passagem para escrever o livro: 

 A H I S T Ó R I A  P O R TRÁS DA HISTÓRIA

A ideia de escrever um livro, que contasse a história do sapateado,  no Brasil, era apenas um sonho, assim como tantas outras ideias que  tenho. Sabe aquele tipo de sonho que você tem vontade de realizar  mas não faz nada para que aconteça? Achava que não iria dar conta  dos processos de uma empreitada como esta. Me conformava com  os artigos que escrevia e, eventualmente, publicava e com as palestras que ministrava nos festivais de dança. Contava histórias que eu  tinha vivido, pesquisado e que ouvia dos colegas. Fiz isso por mais  de 6 anos. Mas, como toda pesquisa, ela nunca estava pronta, acabada. Sempre incluía informações, revia datas, retirava equívocos, aceitava sugestões. Enfim, era sempre uma troca, um compartilhamento  de lembranças e pesquisas. 

Foi numa dessas palestras, em 2018, durante o Festival Floripa Tap,  em Florianópolis, que um dos participantes, Murilo Hiratomi, chegou acompanhado do meu eterno aluno Fernando Flesch. Eles timidamente me abordaram com a seguinte pergunta: 

_ Bia, você não gostaria de transformar sua palestra num livro?  Eu (Murilo), preciso fazer meu projeto de conclusão de curso  da Faculdade de Design.  

Enquanto Fernando completava:  

_ Nossa, seria superimportante esse material, para a gente  pesquisar e aprender mais sobre o sapateado!

Como resistir a dois jovens criativos e talentosos com uma proposta  tão instigante? Eu é que não pude! Aceitei.

 

Bia Mattar - Desde criança, Bia Mattar teve contato próximo com a dança, porque sua mãe era bailarina, formada pela Escola de Bailados do Teatro Municipal, de São Paulo. Após as primeiras aulas de ballet com sua mãe, na cidade de Jaú, em São Paulo, mudou-se para São Bernardo do Campo, também em São Paulo, e entrou na Escola de Ballet Evelyn, onde estudou e formou-se em ballet clássico, jazz, dança moderna e sapateado. Em 1986, fez sua primeira viagem a Nova Iorque, para aperfeiçoar técnicas de dança. Foi lá que conheceu a American Tap Dance Orchestra e se apaixonou, definitivamente, pelo sapateado. Passou a se dedicar cada vez mais ao sapateado, quando mudou-se, em 1990, para Florianópolis, em Santa Catarina. Na ocasião, foi responsável pela implementação do sapateado na cidade e em 2008, abriu a primeira escola especializada em no gênero em Santa Catarina: a Garagem da Dança. Bia consolidou sua carreira no sapateado aliada à pesquisa dos ritmos brasileiros, sempre em diálogo com a produção da amiga e parceira, Valéria Pinheiro (que também fez o prefácio do livro) , como coreógrafa residente e pesquisadora e também acompanhada pelo marido e músico, Rodrigo Paiva, que contribuiu com a direção musical em todos os espetáculos. Foram diversos prêmios de produção, circulação e difusão do sapateado desde então. Com carreira consolidada na dança é frequentemente convidada para ser jurada, professora e palestrante nos maiores festivais de dança do País como o Festival de Dança de Joinville (SC) e o Passo de Arte (SP). É formada em gestão pública, pós-graduanda em economia criativa, cultura e inovação na UNIVALI, Bia tem uma carreira como consultora e empresária da cultura há mais de 15 anos. EM 2017 recebeu a comenda de mérito cultural do Governo do Estado de Santa Catarina, com a medalha Cruz e Sousa por sua contribuição à dança catarinense. Desde 2012, mora na cidade de Balneário Camboriú e foi Presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú.



Foto divulgação - Bia Mattar

Matéria de Divulgação


Detalhes: História do Sapateado no Brasil (ano: 2021) - 2 volumes envolvidos em uma luva com um total de

251 páginas.

Autora: Bia Mattar

Designer e diagramação: Murilo Hiratomi

Edição, revisão e distribuição: Traços e Capturas

 

Serviço: distribuição e venda que podem ser solicitados por meio do formulário disponível em: http://forms.gle/CmtkeyedMiCRB3JK8. Após o cadastro é só efetuar o pagamento pela chave pix da editora ou depósito em conta. 

Dados da conta para depósito:

Use a chave pix: editora@tracosecapturas.com.br

E envie seu comprovante, nome e endereço para: 48 99924.7772 ou pelo e-mail:  editora@tracosecapturas.com

Valor: R$ 60,00 (frete incluso – exceto para fora do Brasil)

Para depósito:

Traços & Capturas (MEI André André Marcos Vieira Soltau)

Banco do Brasil

Agência: 0305-0

Conta Corrente: 81119-X (pode trocar X por 0)

CNPJ 13.464.534/0001-10


Texto e Imagens - Bia Mattar

Nenhum comentário:

Postar um comentário