Em Jaraguá do Sul:
Com iniciativa do Movimento Dança Jaraguá e apoio da SCAR , SESC , Shopping Breithaupt e Fundação Cultural de Jaraguá do Sul.
Dia 26 de abril – quinta feira – as 19h no Teatro do SESC Jaraguá do Sul – Palestra sobre Nutrição para Bailarinos ( Parceria SESC e Projeto Dento da Dança – Ano III) as 19h - gratuito sem necessidade de inscrição prévia.
Dia 27 de abril - sexta-feira – das 14h30 as 16h30 – no Anfiteatro externo da Fundação Cultural – apresentações de grupos de dança da cidade (Studio de Dança dois prá la dois prá cá de Jaraguá do Sul , Grupo Mandala, Projeto Dentro da Dança – Ano III , Escola de Dança da SCAR e Grupo AZ Arte de Joinville – com mais de 200 bailarinos em apresentações de Ballet Clássico - Danças Urbanas , Dança Contemporânea , Dança de Salão e Danças Brasileiras
As 17h30 – no Shopping Breithaupt – apresentações de grupos
Dia 28 de abril – sábado - as 12h - no Shopping Breithaupt – apresentações de grupos!!
Em Joinville:
E na sua cidade, qual será o evento para comemorar o
Dia da Dança????
Texto de Jussara Xavier com contribuições de Sandra Meyer para Imprensa estadual
O dia 29 de abril celebra a dança mundo afora. A data foi instituída em 1982, pelo Conselho Internacional de Dança da UNESCO, para valorizar todos os modos de dança e chamar atenção à grande contribuição dessa arte ao desenvolvimento cultural e comunitário. Em Santa Catarina (SC), estudantes e profissionais unem-se num movimento denominado “Falta Dança!”, com o apoio da APRODANÇA - Associação Profissional da Dança de Santa Catarina, do Fórum Estadual de Dança e diferentes órgãos municipais representantes da classe. Dois importantes assuntos estão em discussão este ano.
O primeiro deles apóia a implantação imediata de um curso de graduação em dança em SC, dado a inexistência de qualquer formação superior em dança no estado catarinense. Trata-se de uma lacuna na formação desta linguagem artística, comprometendo aspectos formativos e criativos. A universidade pública tem um papel crucial a exercer para o desenvolvimento da dança neste contexto, na medida em que poderá legitimá-la enquanto área de conhecimento e capacitar os seus agentes para a atividade artística e pedagógica. A proposta de implantação de um curso superior de Licenciatura em Dança no Centro de Artes (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) vem tramitando nos conselhos superiores da UDESC desde 2009, e faz-se urgente a sua aprovação, face a evidente inexistência de curso superior de dança no estado e demanda inequívoca. Deve-se lembrar a necessidade do cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases - LDB 9394/96, que garante o ensino de arte como componente curricular obrigatório da educação básica, e o dever de contemplar várias linguagens – teatro, música, dança e artes visuais. A criação do curso justifica-se na medida em que a carreira universitária se concentrará na formação continuada do professor de dança, considerando-se necessidades sociais que exigem teóricos, coreógrafos e professores capacitados e conscientes de seu papel social. Vale salientar que os professores que atualmente ensinam dança nas escolas de nível fundamental e médio da rede pública municipal e estadual, não possuem formação específica na área da dança, o que compromete a formação integral dos alunos.
A segunda questão reivindica espaços adequados para aulas, pesquisas e ensaios. Pontualmente, chama-se atenção para a abertura imediata de espaços para formação em dança no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis. E, ainda, para a situação do Grupo Cena 11 Cia de Dança que permanece trabalhando a beira da extinção. O Cena 11 tem carreira sólida, produção espetacular permanente, exibida e aplaudida no Brasil e no mundo, acúmulo de premiações distintas - a exemplo do Prêmio Bravo! Prime de Cultura para melhor espetáculo de dança, do Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia, Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte, dentre muitos outros, além do recebimento pelo diretor e coreógrafo do Grupo, Alejandro Ahmed, da Medalha de Mérito Cultural Cruz e Sousa em 1997 e de várias indicações para o Prêmio Mambembe de Dança da Funarte. Apesar do reconhecimento nacional e internacional do profissionalismo e qualidade de seus trabalhos, a companhia carece de espaço para a realização diária de aulas e ensaios. A Prefeitura de Joinville cede em comodato um prédio para o funcionamento da Escola Bolshoi. Seria extremamente adequado que o governo de Florianópolis ou de Santa Catarina seguisse o exemplo de Joinville, fazendo o mesmo por este exímio representante da dança local.
“Falta Dança!” é pela implantação imediata da graduação em dança no CEART/UDESC, pela cessão de um espaço-sede para o Grupo Cena 11 Companhia de Dança, pela construção e abertura de espaços adequados para a dança no Centro Integrado de Cultura. A dança catarinense merece estes presentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário