A sexta edição do Festival Dia Internacional da Dança da Multiplicando Talentos foi realizada na noite do último sábado, 29 de abril e lotou as dependências do Teatro Elias Angeloni, em Criciúma. O objetivo do evento é divulgar a dança enquanto forma de linguagem corporal, arte, cultura e lazer. Participaram cerca de 500 pessoas, de 24 grupos que apresentaram 36 coreografias, em diferentes categorias, desde a infantil a adulto, em diversos estilos, como dança de rua moderna, étnicas e folclóricas, jazz, de salão, de 11 cidades de toda a região Sul do Estado.
Entre os destaques da noite a referência a atual conjuntura do país como a coreografia “O que você vê”, do grupo Mult Style, da Multiplicando Talentos, premiada no Universal Dance, na Argentina, que expressou as principais questões sociais do Brasil. Todas as coreografias foram avaliadas pelos artistas da dança Aluísio Gustavo de Porto Alegre e Viviane Candiotto, de Criciúma.
“Esse festival é muito importante, pois incentiva a dança na cidade e traz grupos de outros municípios para uma grande troca de experiências. Um dos destaques do evento foi o processo para a formação do sindicato da dança no Estado durante o Fórum que reuniu mais de 40 profissionais do setor para discutir o tema”, ressaltou Maxwell Sandeer Flor, presidente da APRODANÇA - Associação de Profissionais de Dança de Santa Catarina.
O presidente da Multiplicando Talentos, Eduardo Milioli destacou a importância de cada participante para a realização do evento. “Existe a vontade de cada jovem que contam com o apoio dos pais e entidades envolvidas para a realização deste evento. Cada artista quer viver a sua arte. Desejo que invistam em cultura, a cultura é um componente essencial que faz o país crescer. Através dela, os grupos que formam a sociedade participam e contribuem para o bem coletivo. Junto com os fatores econômico e social, ela forma o tripé Nos Estados Unidos é o segundo investimento do país, no Brasil infelizmente cada vez mais cai de posição”, afirmou.
A coordenadora Paula Gregório Gonçalves ressaltou o grande potencial cultural da região. “Todas as coreografias apresentadas mostraram um potencial cultural fantástico. O nosso festival sempre nos surpreende, desde a procura por inscrições, tanto na participação dos dançarinos nas oficinas e grande público que prestigia esse dia. Isso mostra a força e a garra de todos os profissionais que vivem da dança e buscam expressar seu trabalho. Agradeço a todos os grupos que participaram dessa grande noite”, finalizou.
Colaboração: Cris Freitas - Jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário