Cerca de 800 pessoas circularam pelo Estação Cultural, no sábado (27/04), segundo a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). O evento, que a princípio se estenderia até as 16 horas, teve que ser interrompido por volta das 13h30 por causa da chuva. Mesmo assim, o prédio da antiga estação ferroviária recebeu dezenas de coreografias e outras exibições, em homenagem ao Dia Internacional da Dança, além de mesa-redonda, brinquedos infláveis e roda de capoeira.
Os professores e coreógrafos Lisa Jaworski e Egberto Saurini falaram sobre o mercado da dança no país e no exterior e sobre as faculdades da área no Brasil, esclarecendo que a arte de dançar é uma profissão.
O Dia Internacional da Dança ou Dia Mundial da Dança é lembrado em 29 de abril e foi instituído pelo Comitê Internacional da Dança da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 1982. A data lembra o nascimento do francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). Ele buscava a expressividade da dança por meio da pantomima, que busca a simplificação na execução dos passos e sutileza nos movimentos. Noverre também é destaque na história da dança pelo conjunto de cartas sobre o balé de sua época, “Letters sur la Danse”. Entre os brasileiros, a data também é associada ao aniversário de Marika Gidali, bailarina que, com Décio Otero, fundou o “Ballet Stagium”, em 1971, em São Paulo.
Créditos: Divulgação/Secel
Créditos: Divulgação/Secel
Créditos: Divulgação/Secel
Créditos: Divulgação/Secel
Fotos do Evento: disponíveis no link: encurtador.com.br/hrsS1
Fontes: Christiano Goulart Machado - Chefe de Eventos