sexta-feira, 19 de março de 2021

Fórum Estadual de Breaking Santa Catarina

 

Neste sábado (20/03), às 16h, acontecerá o Fórum Estadual de Breaking Santa Catarina, importante momento de espaço para discussão do futuro e preservação da linguagem "Breaking", elemento que integra a cultura Hip Hop. As pautas a serem discutidas serão: Breaking nas Olimpíadas e o Registro de Patrimônio Imaterial Catarinense.

Segundo Maxwell Sandeer Flor, Presidente da Aprodança “Trata-se da preservação dessa cultura como ela é por essência, salvaguardar a cultura e do Breaking, visto que corre uma situação de risco, é algo urgente em Santa Catarina. O Breaking é uma cultura "viva" passada de geração em geração por meio da vivência, transmissão de saberes “oral e prática”, e enquadra-la apenas como modalidade esportiva pode ser um equívoco”, destaca.

Para Rogério Ribeiro, B.boy e fundador da Escola de Dança Atitude de Garopaba “O Breaking nas Olimpíadas pode ser um benefício ou ameaça. Discutir como desenvolver estrutura de formação de novas gerações de B.Boys e B.Girls, com bases culturais, visando a adaptação ao esporte, pode ser uma alternativa interessante. A criação da Federação Catarinense para gerir o Breaking Desportivo no Estado de Santa Catarina, deve ser discutida amplamente”, finaliza.

A sala do estará aberta 10 (dez) minutos antes e o limite é de 100 (cem) participantes, o link de acesso é: meet.google.com/bpv-vjsg-qsq

                                                                https://www.facebook.com/aprodanca

Conheça sobre os nossos convidados para o Fórum:

Marcelo Seixas (Presidente Estadual de Cultura de Santa Catarina)

Cursou Arquitetura e Urbanismo na UFSC; Bacharel em Artes Visuais pelo CEART/UDESC; Mestrado em Teoria e História da Arte PPGAV/CEART/UDESC; Atua na cena cultural de Florianópolis desde 1990 participando de mostras coletivas e individuais e curadorias. Presta assessoria para elaboração e desenvolvimento de projetos culturais. Professor de Artes e Fotografia, Artista Visual, curador, pesquisador e consultor em políticas culturais. ÁREAS DE ATUAÇÃO: Pesquisa, Artes Visuais, Patrimônio Cultural, Produção Cultural, Turismo, História, Cultura Popular, Gestão Cultural, Fotografia, Educação, Economia Criativa, Arte Pública, Audiovisual, Politica Cultural Coordenador do Espaço Cultural Câmera Criativa – Fpolis/SC (2021); Membro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios – ICOMOS/BRASIL Presidente do Conselho Estadual de Cultura – CEC/SC (2020/2021); Vice-Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis – CMPCF (2021-2022).

Viviane Regina Calikevstz - Conselheira Estadual (Patrimônio Cultural Imaterial)

Doutora em Geografia e Gestão do Território pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da UEPG/PR, com estudos nas áreas de patrimônio cultural ferroviário e militar. Sócio Membro fundador da APPAC - Associação de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural; foi Membro Titular do Conselho Estadual de Cultural do Paraná (Gestão 2017-2019); Presidente do Conselho de Cultura do município de Ibirama (SC). Membro Titular do Conselho Estadual de Cultural de Santa Catarina (Gestão atual); Autora do livro “Memória de Estação: vida e sentimento nos trilhos do trem”, aprovado no 1° Edital do PROFICE - Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura / PR (2016); Possui trabalhos nas áreas de dança, mediações artísticas e curadorias em Artes Visuais.

B.boy Gui (Guilhemer Santos Fant) Florianópolis/SC

Bboy (dançarino) fomentador da cultura Hip Hop, atua como arte educador promovendo o breaking enquanto ferramenta de transformação social. Vem desenvolvendo seu trabalho em estúdios de dança, escolas no contra turno escolar e projeto social, abrangendo principalmente crianças e adolescentes de variados contextos sociais. Atua também como dançarino em diversas produções artísticas. Bboy Gui Fant como é conhecido, também faz parte do grupo, Start Crew grupo esse que participa de competições internacionais e por todo o Brasil.

B.boy Oséas - Oséas Lourenço da Silva (Jaraguá do Sul/SC)

Conheci a Cultura Hip Hop no ano 2000. Em 2006 pala CUFA (Central Única das Favelas) aprendi sobre os elementos da Cultura Hip Hop. Mesmo aprendendo sobre todos elementos tive muito mais afinidade com o Break, onde busquei me aprofundar nesta linguagem. Em 2009 iniciei a organizar eventos, batalhas, workshops e festivais, me dedicando a difundir a Cultura Hip Hop. Nesses 10 anos residindo em Santa Catarina, organizei várias batalhas de Breaking participando como jurado, organizador ou competidor, além de devolver projetos em ONGs, Escolas Públicas e CRAS no município de Jaraguá do Sul.

B.boy Rogério Ribeiro (Garopaba/SC)

Iniciou no Breaking em 1995, fundador e professor da Escola de Danca Atitude, primeira escola especializada em Breaking de Santa Catarina, fundada em 2005, coreógrafo e fundador da Cia Garopaba Atitude e da Garopaba Atitude Crew, atua como professor em projetos sociais.

Maxwell Sandeer Flor – Presidente da Aprodança (Mediador do Fórum)

Graduado em Educação Física pela UNESC; Especialista em Dança e Consciência Corporal pela GAMA FILHO; MBA Gestão de Projetos pela UNESC; Coreografou Grupo The Laws, União Dança de Rua e a Cia de Dança Unesc; Coordenou o Boi de Mamão do Laranjinha e da AFASC; Foi Presidente do COMCCRI – Conselho Municipal de Políticas Culturais de Criciúma; Atualmente é Produtor Cultural da Unesc, Brincador e voluntário do Boi de Mamão da mesma instituição; Voluntário da Casa do Hip Hop de Criciúma; Presidente da ASDC – Associação Dança Criciúma e da APRODANÇA - Associação de Profissionais de Dança de Santa Catarina. Conselheiro Estadual de Cultura - Gestão 2019/2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário