domingo, 28 de março de 2021

Linguagem e Poética da Dança

 

O curso de Pós-graduação em Linguagem e Poética da Dança, da FURB – Universidade Regional de Blumenau está focada em qualificar a atualização profissional, por meio de uma abordagem teórica e prática, focada na linguagem e na diversidade poética da dança na contemporaneidade. Estudos do corpo em movimento e da dança em diferentes mídias e contextos, por meio de uma circulação contínua entre discurso e prática, realização e percepção, experiência e sentido, crítica e história.



Período: 08/05/2021 a 04/09/2022 - sábados e domingos (aulas um final de semana por mês, conforme cronograma). Se você deseja se qualificar e se ma. nter atualizado por meio do aprofundamento de estudos conectivos entre teoria e prática artística, acesse o link e saiba mais: 

https://www.fundacaofritzmuller.com.br/curso/pos-graduacao-linguagem-e-poetica-da-danca-furb/turma/9309A20A

Componentes curriculares e profissionais:

Estudos do corpo e os desafios da alteridade - Christine Greiner, Pós-Doutora: International Research Center for Japanese Studies; New York University; Universidade de Tóquio. Dra. em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Profa. da PUC/SP.

Poéticas da Dança e Pensamento afrodiaspórico - Amélia Vitória de Souza Conrado, Dra. em Educação, Universidade Federal da Bahia (UFBA). Profa. da UFBA.

Abordagens somáticas do corpo na dança - Marila Annibelli Vellozo, Dra. em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia (UFBA). Profa. da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Proposta Pedagógica “Dança no Contexto” - Isabel Marques, Dra. em Educação, Universidade de São Paulo (USP).

Contextos históricos da dança brasileira - Vera Lúcia Amaral Torres, Dra. em Esthetique, Sciences et Technologie des Arts. Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis, Paris 8, França. Profa. da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Crítica e dramaturgia da dança - Sandra Meyer Nunes, Dra. em Artes, Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Profa. da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Dança, cinema e vídeo - Paulo Caldas, Dr. em Educação, Universidade Federal do Ceará (UFC). Prof. da UFC.

Dança e pensamento - Thereza Rocha, Dra. em Artes Cênicas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ). Profa. da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Dança na cultura digital - Ivani Lúcia Oliveira de Santana, Pós-Doutora: University of British Columbia; Simon Fraser University; University of California Berkeley; Queen’s University Belfast. Dra. em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Profa. da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Documentário, memória e dança - Inês Bogéa, Dra. em Artes, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 

Epistemologia sistêmica do corpo cênico - Elke Siedler, Dra. em Artes, Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Profa. da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Poéticas das danças contemporâneas - Mônica Fagundes Dantas, Pós-Doutora: Coventry University. Dra. em Études et pratiques des arts. Université Du Québec à Montréal. Profa. da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Processos compositivos em dança - Suzane Weber da Silva, Pós-Doutora:  Coventry University. Dra. em Études et pratiques des arts, Université du Québec à Montréal. Profa. da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Poéticas das danças populares - Marco Aurelio da Cruz Souza, Dr. em Motricidade humana – Dança, Universidade Técnica de Lisboa. Prof. da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Metodologia da pesquisa - Carla Carvalho, Dra. em Educação, Universidade Federal do Paraná (UFPR). Profa. da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Curadoria, produção e gestão de projetos em dança - Jussara Janning Xavier, Pós-Doutora em Filosofia, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Dra. em Teatro, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Profa. da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Um comentário:

  1. Uma oportunidade de troca com profissionais da dança de várias partes do Brasil, incrível!

    ResponderExcluir