terça-feira, 16 de março de 2010

A (eterna) busca pela representação política

Texto de Isabella Motta
(matéria postada no idança.net)



Um espaço dedicado ao exercício da democracia – com direito a seus erros e acertos. Um espaço para a troca de ideias, para o diálogo e (por que não?) para a busca de consenso. E, principalmente, um espaço para que expor as diversidades regionais que, ora aproximam ora afastam aqueles que fazem a dança brasileira. Todos esses espaços, na verdade, se encontraram em apenas um: a Pré-Conferência Setorial de Dança, que aconteceu entre domingo e terça-feira (7 a 9/03), em Brasília.

Nos quase três dias de conferências (domingo foi apenas à abertura), cerca de 2 mil pessoas circularam pelas tendas montadas na Esplanada dos Ministérios. Estiveram reunidos profissionais de 14 linguagens artísticas para discutir questões ligadas às suas áreas de atuação, escolher delegados e definir estratégias a serem apresentadas na II Conferência Nacional de Cultura (CNC), que começa já nesta quinta-feira (11/03).

“A diversidade é o maior patrimônio brasileiro. Só constituiremos uma identidade brasileira se respeitarmos as diferenças. Temos que saber ouvir uns aos outros”, declarou o ministro da Cultura, Juca Ferreira, durante a abertura.

Para discutir o presente e o futuro da dança, se reuniram mais de 150 profissionais da área, entre professores, produtores, bailarinos e coreógrafos de todos os estados. Além de dialogar sobre estratégias divididas em cinco eixos propostos (Produção Simbólica e Diversidade, Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa; e Gestão e Institucionalidade da Cultura), os presentes votaram nos delegados que participarão da IICNC.

Mesmo com o pouco tempo disponível – o que causou cansaço e discussões muitas vezes atropeladas –os delegados (escolhidos em assembléias realizadas em seus estados) ainda assim conseguiram avanços em termos políticos, como a eleição do novo Colegiado de Dança e mais visibilidade para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste durante a II CNC – cada uma dessas regiões ganhou mais uma cadeira de delegado – e também dentro do Colegiado.


estrutura montada para o evento




Plano Nacional de Dança: caminho longo pela frente

Paralelamente às discussões sobre as estratégias que deveriam ser enviadas à CNC, o Plano Nacional de Dança (PND) ganhou grande destaque na plenária. Com um texto provisório pronto desde o meio de 2009, o documento elaborado pelo então Colegiado Setorial de Dança ainda aguarda o envio para consulta pública, onde deve ficar por, no mínimo, 45 dias (clique aqui para saber mais sobre o Plano).

“Nosso foco é no Plano, temos que garantir a permanência do projeto e seu envio logo para consulta pública. Esperamos que o novo Colegiado dê continuidade ao nosso trabalho. No geral, a metodologia das pré-conferências é frágil, com espaço dialógico muito restrito. Mas temos que aprender a trabalhar com nossas diferenças, pensar de forma colaborativa”, analisa a pesquisadora Lúcia Matos, que participou do Colegiado nos últimos dois anos e participou da elaboração do Plano.

Outra tema que gerou grande preocupação durante o encontro – e que resultou em reuniões extras – foi a renovação do Colegiado. Preocupação louvável já que os escolhidos serão o canal de diálogo direto com o Ministério da Cultura (MinC) nos próximos dois anos. Depois de uma votação no mínimo tensa, foram apontados os 15 nomes que formarão o novo Colegiado. A composição segue a seguinte divisão: cinco delegados por macro-região, nove delegados divididos pelos eixos Formação, Criação e Produção e um delegado extra que seria um participante do antigo Colegiado. Confira abaixo a nova formação.

Delegados/suplentes por região:

Região Norte
Meire Maria Monteiro Reis (TO) / Silvestre Antônio Gomes Santos (RO)

Região Nordeste
Liana Gesteira Costa (PE) / Maria Sofia Vilas Boas Guimarães (BA)

Região Centro-Oeste
Rosa Maria Leonardo Coimbra (NATO) / Kelson Joemir Panosso dos Passos (MT)

Região Sul
Marilia Annibelli Vellozo (PR) / Marta César (NATO)

Região Sudeste
Solange Borelli (SP) / Lourdes Braga de Souza Carijó (NATO)

Por eixos:

Formação
Dulce Aquino (BA) / Valéria Figueiredo (GO)
Cássia Navas (SP) / Mônica Dantas (PR)
Ana Cláudia Pinto (PA) / Denise Acquarone (RJ)

Criação
Silvia Moura (CE) / João Fernandes (AM)
Marcos Moraes (SP) / Berenice Cruzeiro (RS)
Denise Parra (MS) / Luciana Caetano (GO)<

Produção
Claudir Cruz (RR) / Hipólito Lucena (PB)
Marise Siqueira (RS) / André Durand (AM)
Sacha Witkowski (GO) / Leonardo Serra (ES)

15º delegado
Lúcia Matos (BA) / Rosane Gonçalves (RS)

A preocupação com o PND também aparece nas estratégias elaboradas pelos participantes da Pré-Conferência para serem apresentadas na Conferência Nacional. Uma das propostas para os cinco eixos da CNC é justamente “assegurar que a versão completa do Plano Setorial de Dança (…) seja disponibilizada por um prazo mínimo de 45 dias para consulta pública e que todas as sugestões e alterações sejam consideradas pela nova composição do Colegiado Setorial de Dança, e sua versão final seja legitimada pelas instâncias legislativas em caráter de urgência”.

Estes são os nomes dos delegados/suplentes apontados para defender os interesses da categoria durante a Conferência: Rosa Coimbra (DF)/Denise Parra (MS), Sacha Witkowski (GO)/Luciana Caetano (GO), Waldemar Santos (PI)/Sidelmonio Ribeiro (PI), Silvia Moura (CE)/Liana Gesteira (PE), Odara Freitas (MA)/Jaquelene Linhares (RN), Meire Maria (TO)/Claudir Cruz (RR), Marcos André Durand Pereira (AM)/Junior Uchoa (AC), Paulo Rodrigues (RO)/João Fernandes (AM), Solange Borelli (SP)/Leonardo Serra (ES) e Marise Siqueira (RS)/Rosane Gonçalves (RS).

Mesmo diante de todas as restrições de tempo, para o diretor de Artes Cênicas da Funarte, Marcelo Bones, o resultado da Pré-Conferência foi positivo. “Conseguimos cumprir as quatro responsabilidades obrigatórias, que eram definir os delegados para a CNC, promover os debates sobre as propostas que seriam levadas, renovar o Colegiado e discutir sobre o Plano Setorial. Acho que o encontro trouxe ânimo novo, mais articulação, surgiram temas novos”, avalia.

A II CNC começa nesta quinta-feira (11/03) e vai até domingo (14/03). Para saber como foram as outras Pré-Conferências, confira os blogs setoriais criados pelo site do MinC para cada um dos segmentos.

Leia também: II Conferência Nacional de Cultura termina com a aprovação de 32 prioridades

Um comentário:

  1. Moçada da Dança Catarinense,

    Hoje tenho consciência de que se não lutarmos juntos e aí a articulação conta muito, não iremos nos fortalecer enquanto categoria artística no estado . Precisamos de todos para uma associação forte e dinâmica , que tenha ações políticas e práticas para alavancar nossos trabalhos de dança e sermos reconhecidos pelo nosso talento.

    as pré conferências aprofundaram minha visão do todo. e não estamos só! essa é a boa notícia!!!

    Vamos em frente!!!

    ResponderExcluir