segunda-feira, 18 de outubro de 2010

LANÇAMENTO DO LIVRO


“LINGUAGEM DA DANÇA: ARTE E ENSINO”, DE ISABEL MARQUES


EM JARAGUÁ DO SUL, SANTA CATARINA

EVENTO: SEMINÁRIO DE DANÇA EDUCAÇÃO /CONCULTURA


DIA: 22 DE OUTUBRO DE 2010


LOCAL: UNERJ, Bloco D – sala 007 Jaraguá do Sul


HORÁRIO: 18.30h

ESPERAMOS VOCÊS POR LÁ!

Seguem mais informações sobre o novo Livro :

Metodologia para o Ensino de Dança é tema do novo livro de Isabel Marques

Obra percorre a trajetória artística e docente da pesquisadora ao longo dos últimos quinze anos discutindo as propostas de Rudolf Laban para o ensino de dança no mundo contemporâneo.

Contemplado em 2009 com o prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, o livro discute e aprofunda a proposta metodológica da “Dança no Contexto” (Isabel Marques/USP), relacionando-a aos estudos da linguagem e às propostas de Rudolf Laban.

A proposta metodológica da “Dança no Contexto” aborda na teoria e na prática caminhos para o ensino de dança em escolas, projetos sociais, academias e cias. de dança. O cerne dessa proposta é abrir possibilidades para que professores e alunos expandam e aprofundem os conteúdos de dança e possam relacioná-los a seus cotidianos. Esse trabalho vem sendo desenvolvido pela autora desde 1996 e agora pela primeira vez é sistematizado e publicado em livro.

“Linguagem da Dança: Arte e Ensino” é uma oportunidade para o leitor ampliar conceitos e expandir práticas sobre o ensino de dança nos dias de hoje sob uma perspectiva crítica, relacional e transformadora.

Sobre a autora - Isabel Marques, formada em Pedagogia pela USP, fez Mestrado no Laban Centre for Movement and Dance (Londres) e doutorado na Faculdade de Educação da USP/96. Pioneira no Brasil na sistematização e pesquisa na área de ensino de dança. Tem vasto trabalho que interliga pesquisa, ensino e produção artística no Brasil e no exterior.

Assessorou a SME-SP (gestão Paulo Freire), o MEC, a UNESCO na redação de documentos para inclusão da dança no currículo escolar no Brasil e na América latina. Ministrou cursos de pós-graduação em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Paraná, Goiás, Pernambuco, entre outros.

Fundou e dirige o Caleidos Cia. de Dança, em 1996, com trabalhos premiados pelo Programa de Fomento à Dança (SMC/SP) e pelo ProAC (SEC/SP). Autora dos livros Ensino de Dança Hoje, e Dançando na Escola, pela Cortez Editora.

Em 2001, com Fábio Brazil, fundou o Caleidos Arte e Ensino, hoje Instituto Caleidos, em São Paulo/SP, ministrando cursos, prestando assessorias e desenvolvendo trabalhos nas áreas de dança e de educação.


Sobre Rudolf Laban - Rudolf Laban (Bratislava,1879 - Inglaterra, 1958) foi um dançarino, coreógrafo e educador. Um dos fundadores da Dança Moderna Européia, o seu trabalho foi ampliado através de seus colaboradores mais famosos, Mary Wigman, Kurt Jooss e Sigurd Leeder.

Dedicou sua vida a sistematizar e conhecer a linguagem da dança em seus diversos aspectos: criação, notação, apreciação e educação, além de reformar o papel do ensino da dança, enfatizando a sua convicção de que a dança deve ser disponibilizada para todos.

A importância dos trabalhos de Rudolf Laban nas áreas de arte, psicologia, educação, arquitetura já são de reconhecimento universal. Centros universitários, de arte, de educação e companhias de dança na Inglaterra, Estados Unidos, França, Canadá, entre outros, já adotam e trabalham com os referenciais de Laban há pelo menos meio século.


Um grande abraço

Lisa Jaworski – ConCultura – Conselheira Titular de Dança

Movimento Dança Jaraguá

MAIS INFORMAÇÔES movimentodancajaragua@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário