segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Seminários de Dança provocam reflexões em torno da Ética Impressa no Corpo

Durante três dias, bailarinos, professores, estudantes, estudiosos, críticos e coreógrafos movimentaram ideias e fizeram os conceitos dançar a música das palavras no Teatro Juarez Machado. A criação em dança transformou-se em mais do que tema, virou manifesto. O tema da quinta edição dos Seminários de Dança, que aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de Julho foi "Criação, ética, pa..ra..rá.. pa..ra..rá.. - modos de criação, processos que deságuam em uma reflexão ética". Segundo a coordenadora, Nirvana Marinho, foram três dias intensas "transformações mútuas e recíprocas". Durante a abertura, Ely Diniz, presidente do Instituto Festival de Dança, falou sobre a alegria de ver o teatro cheio. "O aumento no número de inscrições nos deixa muito satisfeitos, queremos incentivar todos os que vêm ao Festival para dançar que participem também dos Seminários, se reúnam para debater e discutir sua práxis conosco", comentou.

A conferência de abertura, "O problema da ética é determinar qual fim estético é possível", foi conduzida pela professora Silvia Soter (RJ). Durante a fala, Silvia questionou a ideia de autoria na contemporaneidade, provocou a plateia a refletir sobre o lugar do artista e propôs a todos as estratégias de partilha, evidenciando o papel do coreógrafo como "DJ", como aquele que "mixa" uma infinidade de coisas existentes no mundo. "Vejo a criação como composição, como uma maneira de colocar junto, dispor elementos e constituir um todo que faça sentido", disse. Segundo ela, hoje em dia precisamos questionar a fundo os conceitos de novidade, originalidade e criatividade. Silvia também propôs uma série de análises baseadas em vídeos de fragmentos de coreografias exibidas no telão. "Quando a gente tem em mente que não pode errar tendemos a ser menos criativos, por isso libertem-se, ousem, arrisquem..."

Michel Focault, filósofo francês, foi um dos autores mais citados durantes as conferências, estudos de caso e falas poéticas do Seminário, principalmente no que diz respeito aos seus estudos sobre as práticas de subjetivação. A professora Thereza Rocha intitulou a sua conferência "Cuidando de Si", conceito amplamente estudado por Focault no fim da sua vida. A fala da professora começou com uma explanação sobre o prazer do erro, da errância. "Eu falo do erro não como o oposto do acerto, mas como o prazer da deriva, como o caminho do entre, da relação, pois como dizia Focault: O homem só "é" em relação, em situação". Thereza também falou sobre a prática dialógica da criação em dança e sobre a ética do tropeço. "A pergunta é: que mundo queremos inventar?

"Um dos pontos altos do Seminário foi a homenagem feita para a coreógrafa Angel Vianna, no dia 28 às 18h, no foyer do Teatro Juarez Machado. Angel, bailarina, coreógrafa e pesquisadora do movimento dançou para a plateia que lotou o espaço, conversou com o público e bateu fotos com todos sem economizar sorrisos. Mostrou que, mesmo aos 83 anos de idade continua ativa e presente no universo da dança. Outra homenagem para Angel foi realizada no final do evento, quando todos os palestrantes e se reuniram no palco com ela para fazer um fechamento das questões levantadas durante o seminário e debater a importância do papel da bailarina no cenário brasileito. "Angel inaugurou no corpo um novo método de existir no mundo", disse Thereza Rocha, "jamais iremos esquecê-la".

No dia 29, às 18h, foi lançado o livro "Seminários de Dança 4 – O Avesso do Avesso do Corpo – Educação Somática como Práxis", resultado das discussões desenvolvidas no ano passado. Em 2012 as produções dos três dias de seminário deste ano também vão ser publicadas. Porém, as discussões teóricas em torno do corpo e da dança nunca terão fim, afinal, como disse Thereza: "Eu nunca saberei o que é dança. Dança é uma pergunta, uma pergunta do corpo com o seu tempo".


Texto retirado do site www.festivaldedanca.com.br


Associados APRODANÇA - Sabrina Karsten, Lígia Martins, Lisa Jaworski, Evelyn Maira e Ana Alonso


Jorge Alencar (BA), Evelyn Maira, Angel Vianna , Lisa Jaworski e Sabrina Karsten


Workshop Contemporâneo - Evelyn Maira, Lavinia Bizzotto (RJ) e Sabrina Karsten


Workshop Contemporâneo - Sabrina Karsten, Lisa Jaworski, Rui Moreira (MG) e Evelyn Maira

3 comentários:

  1. Eu fui uma contemplada da bolsa para o seminário e workshops. Realmente incrível poder participar do seminário, considerando minha primeira vez, pois nunca consegui ir antes devido a outros compromissos com a faculdade...Fui um alimento para a vida! Em especial estar ao lado de Angel Vianna, pessoa iluminada, maravilhosa! E participar dos workshops deu mais e mais vontade de criar e explorar e fazer aulas e mais aulas... Enfim, deixo aqui meu breve relato desses dias cansativos e revigorantes ao mesmo tempo... Bjus e Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Sou mais uma contemplada com bolsas para o seminário e workshop e volto para Jaraguá do Sul extremamente feliz por ter participado. Agradeço a APRODANÇA e ao Festival de Dança de Joinville por mais esta parceria, promovendo a nós, artistas da dança, bons e sempre inesquecíveis momentos de muitos diálogos abençoados! Angel Vianna linda, e com belas palavras sábias, inspirando... Obrigada e um ótimo novo semestre a todos nós - Artistas da Dança Catarinense!!!!

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostaram e que realmente valeu a pena... essa parceria com o Instituto Festival de Dança de Joinville esta nos possibilitando estas trocas e encontros...

    estamos buscando novas parcerias para poder oferecer a nossos associados....

    um grande abraço

    ResponderExcluir