terça-feira, 26 de novembro de 2013

III Conferência Nacional de Cultura - a Aprodança estará presente!!!




Conferência Virtual da III CNC

Plataforma lançada nesta terça-feira (19) abre espaço

para opiniões do público geral, que podem influenciar as 

decisões da III CNC


O Ministério da Cultura (MinC) lança nesta terça-feira (19), uma plataforma digital que servirá de termômetro sobre as propostas que serão discutidas durante a III Conferência Nacional de Cultura (CNC), que começa no próximo dia 27, em Brasília. AConferência Virtual será um espaço para a participação prévia de integrantes das delegações estaduais que participarão do evento e público em geral.
"Com esse fórum de discussão e uma plataforma que inova em vários níveis de consultas, queremos promover a interação entre os delegados com direito a voto na Conferência Nacional e a população em geral que se interessa pelas políticas públicas em cultura", explica o secretário de Políticas Culturais do MinC, Américo Córdula.
O MinC aprimorou suas ferramentas de governança colaborativa, consideradas referência no setor, e passa a oferecer uma interação inédita, em aplicações de internet, com a possibilidade de priorização dos temas.
A Conferência Virtual ficará aberta até o dia 26, véspera da abertura da III CNC, com a apresentação de 614 propostas. O número final é resultado da consolidação de proposições definidas nas 27 etapas estaduais e do DF e em 35 Conferências Livres realizadas em 2013. As diretrizes tratam de quatro eixos temáticos: implementação do Sistema Nacional de Cultura (SNC); produção simbólica e diversidade cultural; cidadania e direitos culturais; e cultura como desenvolvimento sustentável.
O usuário terá acesso a cada uma dessas propostas e poderá opinar e votar naquelas que considera importantes, contribuindo para a definição das principais proposições.
"É importante que esse internauta contribua com as decisões do colegiado. Desenvolvemos, em mais um trabalho pioneiro da Cultura Digital, os instrumentos para fazer com que essa participação seja mais efetiva", reforça Córdula.
Toda discussão no ambiente virtual será acompanhada pelo relator oficial de cada um dos 16 subeixos temáticos da Conferência Nacional, que apresentará aos participantes do evento um panorama do que aconteceu na plataforma, além de revelar o resultado dessa consulta pública quanto à priorização dos temas.
Participação mais efetiva
O cadastro pode ser feito na plataforma http://cncvirtual.culturadigital.br. A partir do registro é criado um perfil que permite o acesso não só à Conferência Virtual, mas a todas as ações de consulta pública promovidas pela Cultura Digital.
O Comitê Executivo da III CNC organizou e consolidou, com nova redação, todas as 1.409 propostas definidas nas conferências estaduais e livres – com o objetivo de evitar repetições –, sem prejudicar o teor das reivindicações. O resultado final do processo de sistematização são as 614 proposições disponíveis no ambiente virtual e na Plenária de discussão.
O ambiente virtual também será usado para a troca de informações de todos os delegados, convidados e observadores da Conferência Nacional. Ainda durante esse período que antecede a Plenária, os participantes poderão conhecer a proposta demetodologia de mediação que será voltada no primeiro dia de discussões, em Brasília.
Plataforma de inovação
A Conferência Virtual utilizará de uma plataforma de dados criada pela Coordenação de Cultura Digital do MinC, considerada de referência nacional em área de governança participativa. A ferramenta chamada Consulta Pública vem sendo desenvolvida e aperfeiçoada desde 2009, tendo sido utilizada para grandes eventos de mobilização nacional, como nas discussões do Marco Civil da Internet, proposto pelo Ministério da Justiça em 2010.
Essa plataforma é de domínio público, com códigos abertos, o que estimula o desenvolvimento de suas ferramentas por cada usuário ou por organismos que utilizam de seus temas de consulta. Para a Conferência Vitual, a Cultura Digital aperfeiçoou seu principal aplicativo de fórum, oferecendo um novo ambiente, chamado Delibera, a ser utilizado para priorização das propostas da Conferência pelos internautas.
O Delibera é inspirado em conceitos de redes sociais e outras mídias digitais, sendo desenvolvido para que as pessoas possam interagir, trocar conteúdo e tomar decisões relacionadas a assuntos de interesse para todo tipo de organização ou evento. Seu código fonte acaba de ser disponibilizado para os usuários do Cultura Digital.


III Conferência Nacional de Cultura
27 de novembro a 1º de dezembro - Centro de Convenções Brasil 21 – Brasília/DF
Assessoria de Imprensa
Fone:
 (61) 2024-2268
E-mail: imprensacnc@cultura.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário