quinta-feira, 6 de julho de 2017

Em defesa da criação da Graduação em Dança na UDESC

Nesta quarta-feira (05/07/2017), realizamos reunião no gabinete da Deputada Luciane Carminatti, com uma comitiva para tratar da implementação do curso de dança na UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina. O encontro ocorreu por iniciativa da Associação Profissional de Dança de Santa Catarina e reuniu membros do Conselho Estadual de Cultura e lideranças de diversas entidades ligadas à área de dança de nosso estado.


Estiveram conosco Bia Mattar (produtora cultural e membro titular do Conselho Nacional de Políticas Culturais), Daiane Dordete (coordenadora do Laboratório de Performance e professora do Departamento de Artes Cênicas do Centro de Artes, UDESC – CEART), Deivid Paida (ASDC – Associação Dança Criciúma e SD Ballet), Edson Gellert Schubert (presidente da ANACÃ – Associação de Grupos de Dança de Joinville), Elaine Gonçalves (Conselho Municipal de Política Cultural de Joinville), Maria Aparecida Cravo Silveira (coreógrafa, funcionária da FESPORTE e coordenadora estadual do Dança Catarina – Festival de Dança Escolar), Maxwell Sandeer Flor (Conselheiro Estadual de Cultura e presidente da Aprodança), Michel Flor (Associação de Dança de Criciúma – ASDC), Roberto Levy Schiante (Membro da Aprodança) e Sandra Meyer (professora do Departamento de Artes Cênicas do Centro de Artes – CEART/UDESC e responsável pelo projeto do curso de Dança).

Na reunião, conversamos sobre a importância da criação do curso de graduação na área de dança na Udesc. Esta demanda mobiliza a área desde 2005, quando ocorreram os primeiros passos para a implementação do curso, que resultou na aprovação de seu mérito acadêmico em todas as instâncias da universidade. Em 2013, o governo estadual assumiu o compromisso de efetivar o curso, o que não se concretizou.

Santa Catarina é palco de diversos festivais de dança reconhecidos nacionalmente e conta com a capital nacional da dança, no entanto, contraditoriamente, não possui um curso de graduação em dança em andamento. É uma realidade que precisamos mudar. No Parlamento e à frente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa, podem contar conosco! Desta Deputada Luciane Carminatti.


Nenhum comentário:

Postar um comentário