quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Mensagem aos "Professores de Dança"

Recentemente Henrique Bianchini teve acesso a um texto escrito e divulgado por um dos PROFESSORES que mais inspiram sua carreira de ser PROFESSOR (E. Moncell Durden). Por considerar o conteúdo importante, principalmente no momento atual desta cena da qual Bianchini faz parte, traduziu da forma mais fiel possível, para divulgação nas redes sociais.

Segue o texto abaixo:

Mensagem aos "Professores de Dança"

O que aconteceu com a qualidade no ensino da dança Hip Hop? Pra onde ela foi? Em algum momento ela já existiu? Me lembro quando meu primo tentava grafitar desenhando um produto finalizado, e eu dizia a ele que ele tinha que aprender a construção das letras primeiro, e trabalhar a partir daí.

Eu vi muitas aulas desse tipo, tanto na comunidade quanto na perspectiva "coreográfica comercial" e penso que eles estão tentando dar a você um produto finalizado sem ensino, sem construir ou desenvolver uma estrutura sólida de expressão corporal, musicalidade real, valores estéticos, identidade cultural, significado espiritual, sem conexão emotiva, sem vocabulário... Mas, Wow! "Aquela coreografia que fizemos foi tão legal!"... Triste. E o pior é que você aceita isso. Deixe-me dizer isso aos "professores" em nome dos alunos que realmente desejam aprender...

No caso de você estar se perguntando, eu vim aqui hoje para aprender uma forma particular de dança, para aprender sobre o uso do corpo e não para fazer formas e manter posições. Vim desenvolver meu ouvido corpóreo em relação com a música. Vim compreender uma comunidade e uma perspectiva cultural nas práticas de danças urbanas.

Não vim assistir você flertar com a garota na primeira fila. Não paguei U$12,00 para você organizar seu show particular. Talvez você não tenha tido atenção suficiente quando era jovem. Ou talvez você tenha tido demais... Mas eu não vim aqui para assistir seu prazer exibicionista de magnanimidade auto-indulgente. Não vim para você me ignorar, nem para ser usado como boneco para você testar sua nova coreografia para a nova música que você ouviu. Não, não vim dançar sua expressão, vim buscar informação para me ajudar a achar minha própria voz. Vim para entender a dança e não para simplesmente imitar o movimento da dança. E não, não concordo com você fazer um video de sua própria coreografia e postar no YouTube na tentativa de conseguir mais trabalho aos custos do meu "não aprendizado". Não vim aqui preencher sua agenda pessoal. Vim, e paguei para ser educado.

Não me importa se você é popular ou mesmo um grande dançarino, pois isso não o qualifica a ser um bom ou ótimo professor. Não me importa se você esteve na televisão, isso não o qualifica a ensinar dança. Não me importa que você ganhou uma batalha, isso não o qualifica a ensinar dança. Não me importa se seu clip no YouTube tem 1.000.000 de acessos, não me importa se você tem um show brilhante, ou que você esteve em turnê com um artista pop. Mesmo isso tudo sendo legal, ainda assim não lhe qualificam a ensinar dança. E não me importa que música você vai tocar na aula de hoje... o que isso tem a ver com sua habilidade de ensinar dança? Seu poder de marketing deveria vir da alta qualidade de ensino que você fornece, junto a sua habilidade de dançar e explicar movimentos, o uso do corpo, etc...

E não me diga que o post da musica é como você faz as pessoas virem à sua aula. Soa como um truque de marketing. Se você tem que enganar as pessoas para que venham, você não deveria estar ensinando. As vezes crianças são enganadas com doces e brinquedos por bom comportamento. Triste, mas é verdade. Então você engana seus alunos com uma música? Eles recebem música, coreografia, mas não educação. Dá pra entender porquê as pessoas são ótimas mímicas de dança, repetidoras de coreografia, mas ainda assim não conseguem dançar! Você está apenas os dando o "doce da dança". Os sorrisos estão brilhantes, os calcanhares estão altos e as câmeras estão prontas, mas os pés e as habilidades para dançar de dentro pra fora estão podres até as raízes.

Há algum doutor da dança por perto? Precisamos remover o tumor da lavagem cerebral que "professores" e o consumismo plantou nas mentes dos jovens dançarinos.

Conclusão:

Acordem! Eu entendo que existem muitos motivos para estudar dança. Talvez este seja o problema, você não está "estudando dança", está apenas 
"fazendo aulas de dança". Talvez você só esteja querendo suar, se for o caso, tenha um bom exercício. Talvez você só queira levantar seu espírito, talvez você só esteja querendo se livrar do stress do seu dia ou sua semana. Talvez você somente queira melhorar sua habilidade de aprender coreografia, e se este for o caso, faça aulas de diferentes instrutores em diferentes formas. Fazer a mesma aula da mesma pessoa só vai lhe tornar melhor em dançar as coreografias desta pessoa.

Talvez você só queira se divertir, e se for este o caso, lhe desejo muita diversão. Talvez você faça esta aula porque você acha que o instrutor é um bom dançarino, o que não vai tornar você um bom dançarino, mas aproveite.

Tudo que posso dizer é, você está pagando por isso, portanto, saiba porquê você está fazendo aula, o que você quer ganhar com a aula, saiba quais objetivos você quer atingir e "PELO AMOR DA DANÇA", saiba a diferença entre aprender a dançar e repetir uma coreografia.

Se você leu isso e pensou, "ele não está falando comigo..." eu provavelmente estou sim. Eu tinha você em mente quando pensei e escrevi isso. Por favor, pare de degradar o título de professor de dança sugerindo que é fácil ou que se eles podem acompanhar uma coreografia, eles estão aprendendo a dançar. E parem de dizer que dançarinos de outros países não sabem dançar. Eles têm suas próprias danças folclóricas, claro que eles sabem dançar. Eles só não usam seus corpos da mesma maneira que nós, mas eles sabem dançar sim.

Talvez seja você que não saiba ensinar. 

E. Moncell Durden


Imagem: Aevum Kate Singh

Colaboração: Maxwell Sandeer Flor - Presidente APRODANÇA

Nenhum comentário:

Postar um comentário