sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Seminário Tempo de Dançar - Permeável Corpo Artístico

Seminário: Tempo de dançar
Mariana Casares (Montevidéu, Uruguai)

Um fim de semana estendido (29, 30/09 e 1/10) para experimentar relações entre dança, escrita e culinária. Entrelaçando arte e vida!


Público: Estas atividades são abertas e gratuitas, voltadas a pessoas interessadas em artes do movimento e improvisação. Não há pré requisitos para participar, todxs são BEM VINDXS
Local: Espaço Transformando. Servidão Rio Ponche, 733. Rio Vermelho, Florianópolis
Inscrições: envia nome, contato e breve currículo para entraemcontato@gmail.com

Vagas limitadas!

Programação:

- Chegada pode ser sexta 28/09 as 22:30 (depois da Jam da Udesc; que vai até 21:30h; e podemos tentar articular caronas até o espaço Transformando!) ou pela manhã até o início do seminário, sugerimos pelo menos 15min de antecedência.
Sábado 29/09:
- Seminário: 10h as 13h 
Das 14h em diante temos participação no Ato Público contra Bozonazi - centro de Fpolis nessa data vai acontecer no Brasil uma série de atos p celebrar a vida e a liberdade #elenão
Domingo 30/09:
- Seminário: 10h as 13h e das 15h as 17h
- Encontro de Encerrança do projeto: 20h em diante com Mostra Jam e Festa
Todes estão convidades! (aberto a comunidade em geral).
Segunda 01/10:
- Seminário: tempo dilatado para livre experimentação com base nas atividades de sábado e domingo. 
Terça 2/10:
- Partida do Espaço Transformando até as 14h

Estas atividades são abertas e gratuitas, voltadas a pessoas interessadas em artes do movimento e improvisação. Não há pré requisitos para participar, todxs são BEM VINDXS

Sobre o Seminário: Tempo de Dançar!
Se a vida é dança, a dança é jogo e o jogo é risco e tranquilidade.
Neste seminário vamos trabalhar, vamos jogar, vamos investigar com os princípios do Contato Improvisação: rolar, cair, perder o eixo, inverter o olhar, entrar em contato e também as danças individuais.
Vamos nos concentrar nas diferentes consistências para o movimento: ar, fogo, terra e ar; líquido e estrutura; ativo passivo. E, especialmente, vincularemos a relação entre essa dança e a vida: o apoio compartilhado, que significados tem para você? Como é sustentar para acompanhar a chegada na terra? Como é cair dentro de si mesma? Quando preciso entrar em contato, como eu digo a você? Como eu te digo na minha dança o que estou precisando? Como descubro os segredos do meu parceiro de dança?
Jogaremos, dançaremos com e sem música, aprofundaremos, iremos à infância para encontrar as memórias que nos permitam estar sobre nossos pés hoje, agora, no presente.
No final de cada encontro e através de acordos lúdicos, escreveremos textos coletivos e individuais. Cozinharemos coletivamente. Será tão fácil quanto contar a um amigo ou amigo sobre uma experiência de amor.

Público: aberto a todes es interessades em arte, dança, culinária, escrita, criatividade e improvisação.


Mariana Casares é bailarina, escritora, professora e psicoterapeuta. Há mais de dez anos ele vem pesquisando o cruzamento entre a linguagem escrita, corporal e musical. 
Para isso, criou oficinas e seminários que ligam a escrita narrativa criativamente e contato improvisação, ou improvisação musical e contato. 
O workshop "Escrever com o corpo" tem uma história e dez anos, e passaram músicos, dançarinos, atrizes, escritores, cartunistas, artistas plásticos e professores, entre outros. 
Ela treinou com professores como Nancy Stark Smith CI, Ray Chung, Benno, Keogh, Andrea Fernández, entre outros, e estudou dança contemporânea no Quadrille e Espaço Desenvolvimento Harmonioso. Praticou aikido por dez anos, dança folclórica, linguagem corporal e meditação. 
Atualmente ensina "improvisação criativa, contato improvisação e música" com o músico Ale Barbot no Bacharelado em Dança UdelaR, ensina improvisação de contato no desenvolvimento harmonioso espaço que ela dirige “Graciela Figueroa” e orienta a prática da dança contemplativa uma vez por semana. 
Ela também publicou romances e contos, dançou em Cias e solos, e ainda está curiosa para saber o que mais há para criar. 
E tem se interessado em experimentar culinária e dança.
Aproveita o jogo como uma maneira de aprender, já que se sente uma menina!

E no domingo a partir das 20hrs tem ato de encerramento do projeto Permeável Corpo Artístico!
Teremos mostra audiovisual, muita dança e celebração encerrando este projeto que iniciou em julho, circulou por Piçarras, Floripa e Garopaba; teve vários parceiros e participantes!
Parceria nos registros, concepção e montagem da Mostra: André Olmos e Sarah Ferreira!
Discotecagem da festa com participação especial da Mana Mooa MC e J. Well!
É hora de celebrar e reafirmar a força da dança!!!
Tragam comes e bebes para partilhar, teremos algo para vender baratinho tb!

Projeto realizado com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, FUNCULTURAL e Edital Elisabete Anderle/2017. 


Contato: 48 99976777 -entraemcontato@gmail.com

Realização: Entrando em Contato www.entrandoemcontato.blogspot.com











Nenhum comentário:

Postar um comentário