quarta-feira, 4 de outubro de 2017

APRODANÇA na Tribuna da Plenária da ALESC

No dia 19 de outubro de 2017, às 10h, Associação de Profissionais de Dança de Santa Catarina – APRODANÇA, fará uso da Tribuna da Plenária da ALESC – Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.  

Convidamos a comunidade da dança de Santa Catarina, para estar presente nesse ato que terá como pauta única: Implementação urgente do curso superior - Licenciatura em dança no Centro de Arte da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em seu caráter de instituição pública e gratuita, na cidade de Florianópolis.



A implantação no Centro de Artes (CEART), centro de excelência artística catarinense, consolidará a dança como área de conhecimento, sendo o curso vinculado ao Departamento de Artes Cênicas e ao Programa de Pós-Graduação (PPGT/UDESC), que possui já um curso de Licenciatura em Teatro, além de um Mestrado e um Doutorado na área.

O projeto do curso superior de dança foi elaborado em 2005 pelo CEART, em Florianópolis, por uma comissão de docentes promulgada pela Portaria CEART n° 103/2005, com o intuito de oferecer uma formação acadêmica em licenciatura e suprir a carência existente na área do ensino de dança em Santa Catarina. A tramitação do curso nas instâncias superiores da UDESC iniciou em maio de 2009, e seu mérito acadêmico foi aprovado nos colegiados da instituição. O parecer final do Conselho Superior (CONSUNI) apresentava uma orientação do Conselho de Administração (CONSAD), conselho que estuda o impacto financeiro e que em sua formulação apontou para a situação financeira da UDESC, que não comportaria a abertura de cursos nem a médio nem a longo prazo.

No dia 22 agosto de 2013, no campus da UDESC em Joinville, foi assinado o convênio entre a Secretaria da Educação e a UDESC para suplementação do repasse orçamentário à instituição, que permitiria a implantação do primeiro curso superior de dança do Estado em Florianópolis, bem como em Joinville. O Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) abrigaria o curso em Joinville, dando início ao ingresso da dança no ensino superior também naquela cidade. A comunidade de dança catarinense aguardou a confirmação do Governo do Estado acerca do repasse de verba para a implantação do curso, o que não ocorreu.

Neste momento, os profissionais da dança de Santa Catarina vêm realizando uma série de iniciativas para novamente chamar atenção para a urgência da implantação da Licenciatura em Dança no CEART/UDESC em Florianópolis. Reconhecido por sua excelência no ensino de arte no país, o CEART possui cursos de graduação e pós-graduação em teatro, música, artes visuais, moda e design.

O Departamento de Artes Cênicas do Centro de Artes acumulou experiências e mapeou concretamente a realidade local, fatores estes que corroboram para a implantação da Licenciatura em Dança em Florianópolis. Este é um antigo anseio da comunidade de dança catarinense, bem como do Departamento de Artes Cênicas, que vem há 12 anos aliando esforços para a sua concretização junto à Reitoria da UDESC e ao Governo do Estado de Santa Catarina.

Reforçamos a importância da participação dos artistas da dança de Santa Catarina, no dia 19 de outubro de 2017, como forma de legitimar o processo de luta de encaminhamentos para pauta única da Tribuna da ALESC. Avante! 

Fonte: Grupo de Trabalho APRODANÇA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário