segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Café com Dança: Ciclo de Palestras e Debates

Palestra e debate com o prof. Dr. Rafael Guarato (UFG):
 A FABRICAÇÃO DE UM MITO PARA A HISTÓRIA DA DANÇA NO BRASIL: 
O BALLET STAGIUM

Dia: 31 de outubro
Horário: 14h30
Local: Sala Pitangueira, hall do segundo piso do Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Já notaram que todo país possui seus baluartes que compõem o panteão mítico de artistas que se inserem numa História da Dança com “H” e “D” maiúsculos? No entanto, já se perguntaram como e porque se deu a edificação de certos personagens que em determinado momento são eleitos como importantes e selecionados para representar uma História da Dança de um país? A proposta é reconstituir historicamente os detalhes que tornaram possível esse fenômeno, tomando como exemplo o Ballet Stagium de São Paulo, buscando desmistificar os pilares em que se assentam tais justificativas, perpassando debates sobre memória, ditadura civil-militar e nacionalismo entre as décadas de 1970 e 1990. Para tanto, perpassaremos pelas relações entre crítica de dança, poder público e a companhia Stagium que tornaram possível a companhia permanecer no tempo, entrelaçando acontecimentos históricos do período, as produções cênicas do Ballet Stagium e as representações sobre elas com um panorama geral da dança, para compreender a constituição e funcionamento de um campo da dança como arte no Brasil.

Sobre o convidado:
Rafael Guarato - Historiador da dança, professor do curso de Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG) e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutor em Historia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Conselho Deliberativo e Fiscal (2014/2016) e da Diretoria (2016/2018) da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA). Membro do Colegiado Setorial de Dança do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC/MINC - 2012-1017). Diretor Artístico do Grupo Três em Cena (GO). Desenvolve pesquisas relacionadas a economia da dança, meios de legitimação estética e redes sociais no campo da dança no Brasil.
Sobre o projeto:

O projeto Café com Dança foi imaginado como uma forma de oportunizar momentos de intercâmbio entre artistas, professores, pesquisadores, coreógrafos e estudantes da área artística e comunidade interessada na reflexão sobre dança na contemporaneidade. Teve início no ano de 2013 com o intuito de promover debates qualificados sobre questões relevantes e atuais envolvendo a dança em suas perspectivas pedagógica, histórica, sociopolítica e artística; assim como de contribuir para a formação de um público crítico e receptivo a questões relativas à dança e à arte contemporânea. Ao longo dos últimos anos, o Café com Dança vem promovendo ações na UFSC, tais como a organização de palestras, mesas de discussão, projeções de vídeo-dança, vídeo-documentários, conferências dançadas, vídeo-palestras e atividades afins.

O terceiro ciclo do projeto, intitulado Dança e Articulações, tem como objetivo buscar pontos de encontro entre dança e diversas artes e campos do conhecimento. Neste sentido, pretende apresentar diferentes movimentos, acadêmicos e artísticos, que coloquem a dança em interface com outras disciplinas, assim como produções realizadas em diferentes campos do saber fundadas no encontro com a dança. O projeto recebe pesquisadores e artistas que articulam dança com filosofia, história e artes cênicas, entre outras áreas.

Ficha Técnica:

Coordenação: Vera Torres - DEF/CDS e Débora Zamarioli – ART/CCE
Bolsista: Madalena Mendes Brito
Identidade Visual: Mônica de Souza
Apoios: Secretaria de Cultura e Arte - SeCArte/UFSC 
Centro de Desportos/UFSC
Departamento de Artes/CCE/UFSC

Nenhum comentário:

Postar um comentário