quarta-feira, 11 de abril de 2018

Consulta Pública do Conselho Estadual de Cultura

De 05 a 15 de abril estará aberta a consulta pública para indicação de áreas artísticas e culturais a serem representadas no Conselho Estadual de Cultura (CEC). 

A consulta vai orientar a definição de duas vagas do colegiado, de um total de dez, a serem ocupadas por representantes da sociedade civil no biênio julho/2019 a julho 2021.


De acordo com o estabelecido no artigo 8º, da Lei nº 17.449 de 10 de janeiro de 2018, o Conselho Estadual de Cultura (CEC) é composto por dez (10) representantes da Sociedade Civil e dez (10) do Poder Público, com igual número de suplentes.

O CEC considerando a abrangência, atualidade, permanência e significado histórico de oito (8) segmentos artísticos e culturais, listados a seguir, e considerando também a convergência e transversalidade entre as linguagens artísticas, a identidade, a diversidade cultural, as culturas populares e economia criativa, promove consulta pública para ouvir o cidadão, em especial os agentes e organizações culturais e artísticas, quanto a inserção de duas (2)cadeiras representativas da sociedade civil para o biênio julho/2019 a julho/2021.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

RELAÇÃO DAS OITO (8) ÁREAS ARTÍSTICAS E CULTURAIS PRÉ-DEFINIDAS

1. ARTES VISUAIS - Abrange todas as pessoas físicas e jurídicas, com ou sem fins econômicos, bem como entidades, redes, grupos, coletivos, organizações e instituições que desenvolvem atividades que envolvam pintura, escultura, gravura, desenho, fotografia em suas práticas tradicionais e/ou atividades artísticas ligadas às expressões inseridas no campo das artes visuais: arte digital, performance, instalação, web arte e similares.

2. AUDIOVISUAL - Abrange todas as pessoas físicas e jurídicas, com ou sem fins econômicos, bem como entidades, redes, grupos, coletivos, organizações e instituições que desenvolvem atividades que envolvam o cinema, a televisão e todos os seus gêneros, o vídeo, o videoarte e a animação tradicional ou computadorizada e também formatos como o comercial de publicidade, o videoclipe, videogame, os vídeos feitos para exibição na internet ou em telefones móveis.

3. CULTURA POPULAR E DIVERSIDADE - Abrange todas as pessoas físicas e jurídicas, com ou sem fins econômicos, bem como entidades, redes, grupos, coletivos, organizações e instituições que desenvolvem atividades que envolvam as artes populares, o folclore, as culturas urbanas, bem como o saber-fazer e a expressões coletivas que mantêm vivas as tradições étnicas e culturais, rurais ou urbanas do Estado.

4. DANÇA - Abrange todas as pessoas físicas e jurídicas, com ou sem fins econômicos, bem como entidades, redes, grupos, coletivos, organizações e instituições que desenvolvem atividades que envolvam manifestações artísticas, expressas por meio dos signos de movimentos corporais, direcionada a um determinado público.

5. LETRAS - Abrange todas as pessoas físicas e jurídicas, com ou sem fins econômicos, bem como entidades, redes, grupos, coletivos, organizações e instituições que desenvolvem atividades relacionadas à literatura e língua, ao livro e à leitura.

6. MÚSICA - Abrange todas as pessoas físicas e jurídicas, com ou sem fins econômicos, bem como entidades, redes, grupos, coletivos, organizações e instituições que desenvolvem atividades que envolvam criação, produção e/ou expressão musicais, compreendendo os mais diversos gêneros (erudito, popular, folclórico, etc.) e os mais variados estilos.

7. PATRIMôNIO CULTURAL - Abrange todas as pessoas físicas e jurídicas, com ou sem fins econômicos, bem como entidades, redes, grupos, coletivos, organizações e instituições que desenvolvem atividades que envolvam o conjunto de bens culturais, materiais ou imateriais, que, pelo seu valor próprio, devem ser considerados de interesse relevante para a permanência da identidade, da memória e da cultura do Estado.

8. TEATRO - Abrange todas as pessoas físicas e jurídicas, com ou sem fins econômicos, bem como entidades, redes, grupos, coletivos, organizações e instituições que desenvolvem atividades que envolvam formas de arte em que um ator, ou conjunto de atores, incluindo as artes circenses, que interpretam uma história ou um texto para o público em determinado lugar.

9. CONSULTA PÚBLICA (indique uma área artística-cultural)

10. CONSULTA PÚBLICA (indique uma área artística-cultural)

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Após a consulta pública o CEC se subsidiará na pesquisa e definirá em sessão pública a ocupação das duas (2) cadeiras, com seus titulares e suplentes.

As 10 cadeiras representativas da sociedade civil terão seus futuros conselheiros titulares e suplentes, eleitos de forma democrática, por meio de fóruns, conforme regulamento a ser publicado, de acordo com o §3º, art. 8º da lei 17.449/2018.

Participe e indique uma área cultural no link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSepu5jrjsE2q0rv0jSxnn2lPQeDfWLdIroEllS9SnLcMj06MA/viewform


Fonte:
http://conselho.cultura.sc/consulta-publica-012018cec-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário