sexta-feira, 18 de maio de 2018

Recorte de Ata Audiência Pública - Implantação do Curso de Graduação em Dança no CEART/UDESC


No dia 27 de março de 2018, às 19h, no Palácio Barriga Verde aconteceu Audiência Pública da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina em parceria com APRODANÇA para Debater a Implantação do Curso de Graduação em Dança no CEART/UDESC.

Segue alguns recortes das falas do Presidente da APRODANÇA Maxwell Sandeer Flor e da Professora Sandra Mayer (Pioneira da APRODANÇA com Registro 001/85).

MAXWELL SANDEER FLOR 

[...] surgiu a primeira pauta da gestão 2017/2018 no Fórum de Dança da Região Sul de Santa Catarina, no dia 29 de abril de 2017, com referência ao Dia Internacional da Dança, e uma das pautas foi a Implantação do Curso de Graduação de Dança em Santa Catarina, que estava adormecido desde 2013.
[...] Em agosto de 2017 fizemos o Fórum Estadual de Dança em Florianópolis, que foi sobre: Dança, articulação política e institucional, no qual estávamos fazendo todos esses encaminhamentos por meio dessas vias, fortalecendo esse diálogo.
[...] Muitas pessoas vêm perguntar, ora via e-mail ora via Facebook, ora qualquer canal de comunicação da APRODANÇA, como é que está o andamento da implantação do curso de graduação em dança? E nós temos que responder para os nossos pares. Ainda falta alguma coisa, e nós não sabemos o que é essa alguma coisa, se é muita ou se é pouca. Realmente, precisamos desse fortalecimento institucional, precisamos desse estreitamento político. É o que nós estamos fazendo neste momento, e cada vez mais eu tenho certeza que nós vamos estreitar.



SANDRA MEYER

 [...] Nós estamos aqui em nome da comunidade da dança catarinense para falar sobre a importância e a urgência da implantação em Florianópolis do curso de Licenciatura em Dança no Centro de Artes da UDESC. A ausência de um curso superior de dança público gratuito e de qualidade tem privado centenas de cidadãos catarinenses de ter acesso profissional e digno à área da dança; a perda pedagógica e social já é irreparável.
[...] O Estado já apresenta uma cadeia produtiva envolvendo escolas formais e informais em eventos que por si só já justificariam a implantação de um curso superior de dança. Outro sim, a necessidade urgente de pesquisas acadêmicas para dar sustentabilidade e avanço ao que já se produz em dança, nos aspectos estéticos, educacionais, sociais e econômicos.
[...] Não devemos mais esperar, não podemos mais esperar. A gente veio aqui para acertar o passo com o governo do Estado para fazer uma boa coreografia.
[...] Eu termino com um sim, porque eu sou sempre positiva, eu sempre acho que um dia vai dar, minha gente. Então, “Um sim à dança. O segmento que projetou Santa Catarina vive a incômoda espera do seu grande passo: a implantação de um curso superior de dança.” Então vamos ver se a gente faz valer um pouco esse encontro. Eu sou obrigada a trazer um pouco de humor para não chorar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário